Mais de 150 colaboradores

Open finance completa 4 anos e chega a 62 milhões de consentimentos

Desde o início, em 2021, instituições representadas pela Febraban já investiram mais de R$ 2 bilhões

Foto: Freepik
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O open finance completou quatro anos de existência no Brasil com um avanço anual de 4% no número de consentimentos de clientes (para troca de informações entre instituições), chegando a um total de 62 milhões em janeiro de 2025, como apontaram as informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Desde o início, em 2021, instituições representadas pela Febraban já investiram mais de R$ 2 bilhões no sistema de compartilhamento de dados financeiros.

No momento, há mais de 150 colaboradores de bancos associados atuando no sistema. Em janeiro de 2025, entrou em vigor a resolução conjunta nº 10 do Banco Central e do CMN (Conselho Monetário Nacional), com regras sobre o open finance, estabelecendo que instituições com mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a adotá-lo, com um prazo de seis meses para se adaptarem.

Com a nova determinação, instituições financeiras que não estavam completamente aderentes ao sistema serão obrigadas a integrá-lo integralmente. Esse é o caso do Banco Inter, C6 e Mercantil, todos associados da Febraban. Segundo o Valor, outras organizações, como PagBank, Neon e diversas financeiras controladas por varejistas, também terão de adotar o open finance.

Mercado Pago lança recurso de transparência do open finance

Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre (MELI34), deu início a testes gradativos de transferências inteligentes com os usuários. O recurso, parte da agenda evolutiva do open finance, torna viável a automatização de transações entre contas da mesma titularidade.

“As transferências inteligentes vão permitir que o usuário movimente dinheiro entre as próprias contas de um jeito simples e sem taxas, tendo a liberdade de definir valores, limites e periodicidade com toda a agilidade e segurança do Pix”, disse, de acordo com o “Valor”, Felipe Soria, responsável por estratégia e negócios regulados do Mercado Pago.

A agenda possibilita estabelecer uma nova forma de gestão do cliente sobre suas finanças. “Por exemplo, se um usuário tem duas contas e uma delas fornece melhor rendimento, com os dados compartilhados e a transferência inteligente, ele pode, automaticamente, ter o dinheiro alocado na conta que rende mais”, destacou Soria.