
A OpenAI vai adquirir a startup de dispositivos de IA (inteligência artificial) cofundada pelo ex-Apple Jony Ive, em um acordo quase totalmente em ações, avaliado em US$ 6,5 bilhões. A operação une forças com o renomado designer para impulsionar o desenvolvimento de hardware.
A aquisição é a maior já realizada pela OpenAI e resultará na criação de uma unidade dedicada ao desenvolvimento de dispositivos alimentados por inteligência artificial. A compra da startup secreta, chamada LoveFrom io, também garantirá os serviços de Ive e de outros ex-designers da Apple (AAPL34), que estiveram por trás de produtos icônicos como o iPhone.
Declarações de Jony Ive e Sam Altman
“Tenho uma sensação crescente de que tudo o que aprendi nos últimos 30 anos me levou a este lugar e a este momento”, afirmou Ive em uma entrevista conjunta com o CEO da OpenAI, Sam Altman, segundo o InfoMoney. “É um relacionamento e uma forma de trabalhar juntos que, acredito, vai resultar em produtos e mais produtos”, acrescentou.
Para o designer britânico, a mudança marca o retorno à indústria de tecnologia de consumo, na qual foi um dos principais protagonistas. Trabalhando por anos ao lado de Steve Jobs, Ive moldou a aparência e a experiência do smartphone moderno, além de assinar o design de dispositivos como o iPod, o iPad e o Apple Watch. Ele deixou a Apple em 2019.
OpenAI seguirá sob controle de organização sem fins lucrativos
A OpenAI seguirá sob o controle de uma organização sem fins lucrativos. A startup está no centro do avanço da IA (inteligência artificial) generativa.
O anúncio surge meses após a empresa sinalizar que reformularia sua estrutura para a criação de uma corporação de benefício público, o que facilitaria a captação de recursos.
A organização sem fins lucrativos da OpenAI continuará supervisionando a companhia, afirmou o CEO Sam Altman em uma carta enviada aos funcionários. Ele acrescentou que a LLC (Sociedade de Responsabilidade Limitada, na sigla em inglês), que possui fins lucrativos, fará a transição para uma corporação de benefício público.