ChatGPT

OpenAI rejeita formalmente proposta de compra de Musk

“A OpenAI não está à venda, e o conselho rejeitou por unanimidade a última tentativa do Sr. Musk de perturbar sua concorrência”, disse a empresa

OpenAI
OpenAI / Foto: Divulgação

O Conselho de Administração da OpenAI rejeitou formalmente uma oferta de um grupo de investidores liderado por Elon Musk para comprar a organização sem fins lucrativos que controla a empresa de IA (inteligência artificial) por US$ 97,4 bilhões.

“A OpenAI não está à venda, e o conselho rejeitou por unanimidade a última tentativa do Sr. Musk de perturbar sua concorrência”, disse Bret Taylor, presidente da OpenAI, em um comunicado nesta sexta-feira, em nome do conselho. As informações foram obtidas pelo Valor.

Musk, que foi cofundador da OpenAI há décadas antes de lançar uma startup rival de IA, recrutou um grupo de aliados ricos para uma oferta em dinheiro não solicitada, visando adquirir os ativos da organização sem fins lucrativos.

Dentre os apoiadores da proposta estavam a Valor Equity Partners, a Baron Capital, a Atreides Management, a Vy Capital, entre outros, por meio de seu fundo de investimento.

OpenAI planeja lançar novo modelo GPT-4.5 em ‘semanas’, diz CEO

A OpenAI está próxima do lançamento de um novo modelo de IA (inteligência artificial) chamado GPT-4.5, após enfrentar obstáculos no desenvolvimento do sistema em 2024.

Em uma série de publicações na rede social X nesta quarta-feira (12), o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o modelo, conhecido internamente como Orion, será lançado em questão de “semanas”.

O lançamento do GPT-4.5 marcará o fim de uma era para a OpenAI. Segundo Altman, esse será o último modelo introduzido pela empresa que não utiliza poder computacional adicional para imitar as formas como os humanos raciocinam. A OpenAI já adotou essa abordagem de raciocínio em alguns de seus modelos mais novos, incluindo o O1 e o O3.

Altman disse, de acordo com o InfoMoney, que a OpenAI irá combinar seu modelo GPT, que alimenta o chatbot original ChatGPT, com sua nova série de modelos O, para desenvolver sistemas de IA capazes de determinar automaticamente quanto tempo devem refletir sobre uma consulta antes de fornecer uma resposta.