Inalterado

Petrobras(PTR4) encerra ano sem reajuste no diesel e com estratégia 'abrasileirada'

Pela primeira vez em 13 anos, a Petrobras manteve os preços do diesel estáveis todo o ano, mesmo diante da volatilidade internacional

Fonte: Canva Pro
Fonte: Canva Pro

Pela primeira vez em 13 anos, a Petrobras manteve os preços do diesel estáveis em suas refinarias durante todo o ano, mesmo diante da alta volatilidade internacional. O preço da gasolina foi ajustado apenas uma vez ao longo de 2024.

Essa política, considerada um risco para investidores, destaca a Petrobras como uma empresa com baixo custo de produção, especialmente no pré-sal, o que a torna resiliente às flutuações do mercado global de petróleo. Contudo, segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo e Gás (Ineep), a estratégia teve efeitos positivos para a economia brasileira, ajudando a conter a inflação ao evitar que os aumentos de preços dos combustíveis impactassem outros produtos.

Levantamento do Ineep, publicado pela Folha de S. Paulo, aponta que a estatal adotou um modelo de precificação “abrasileirado”, reduzindo sua dependência dos preços de paridade de importação (PPI). Esse movimento faz parte da tentativa de equilibrar interesses econômicos e sociais no mercado interno.

Estratégia pode afetar na competitividade

Embora a estratégia tenha beneficiado consumidores e contribuído para a estabilidade econômica, analistas alertam para os possíveis impactos na competitividade da empresa no longo prazo. A ausência de ajustes regulares pode desestimular investimentos e reduzir a capacidade de acompanhar o cenário internacional.

“Essa estratégia permite a empresa mitigar a volatilidade do mercadointernacional e da taxa de câmbio, proporcionando períodos de estabilidadede preços para os seus clientes, assim como contribui para uma melhorcompetitividade dos seus produtos”, afirma, em nota enviada à Folha .

Apesar de ter mantido os preços estáveis em 2024, a Petrobras continua a se beneficiar de seu baixo custo de produção no pré-sal, o que garante sua posição como uma das empresas mais resilientes às variações internacionais no mercado de petróleo.

Petrobras: qual será o destino dos dividendos no governo Lula?


Em 2022, a Petrobras (PETR3;PETR4) fez a alegria dos investidores ao distribuir dividendos gordos ao longo do ano. No entanto, em novembro, após a estatal anunciar proventos no valor de R$ 3,3489, o presidente recém eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou o valor dos dividendos e buscou travar o pagamento antecipado desses ativos, afirmando que a petroleira deveria ter um papel social.

“Não concordamos com essa política que retira da empresa sua capacidade de investimento e só enriquece acionistas. A Petrobras tem de servir ao povo brasileiro”, disse, na época, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e aliada de Lula.

Segundo analistas consultados pelo BP Money, o governo Lula, pelos próximos quatro anos, deverá optar por estratégias governamentais que irão diminuir inevitavelmente o valor dos dividendos da Petrobras.