Foto: Divulgação
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A Stellantis planeja investir cerca de US$ 10 bilhões nos EUA, em um movimento estratégico para fortalecer o mercado mais lucrativo do grupo, segundo informações obtidas pelo Valor com fontes próximas ao assunto.

A montadora — responsável pelos utilitários esportivos Jeep e pelas picapes Ram — deve anunciar nas próximas semanas aproximadamente US$ 5 bilhões em novos aportes, além de um valor semelhante já destinado no início do ano. Conforme as fontes, que pediram anonimato, os investimentos plurianuais devem ser direcionados a fábricas nos estados de Illinois e Michigan, contemplando reaberturas, contratações e novos modelos.

O grupo também avalia novos projetos para a marca Dodge, incluindo um possível relançamento de um muscle car V8, e estuda alternativas de longo prazo para revitalizar a Chrysler, de acordo com as mesmas fontes. Embora as negociações ainda estejam em andamento, nenhuma decisão final foi tomada, e os valores e projetos podem sofrer ajustes.

Os novos investimentos refletem o esforço do CEO Antonio Filosa, que assumiu o comando global em maio, para recalibrar o portfólio e equilibrar os aportes regionais. Sob a liderança do ex-CEO Carlos Tavares, a Stellantis priorizou a transferência de operações para países de menor custo, como o México, e investimentos robustos na Europa, onde a demanda e a rentabilidade permanecem desafiadoras desde a fusão que deu origem ao grupo em 2021.

Stellantis pode pôr Maserati à venda; entenda

Stellantis considera colocar à venda a marca de luxo Maserati. A montadora está passando por um processo de revisão de negócios e reequilíbrio financeiro.

Segundo a Reuters, a montadora repensando o todo o portfólio, que incluiu Chrysler, PeugeotJeep e Alfa Romeo, e as demandas financeiras de cada uma delas. As tarifas impostas pelos EUA e a concorrência com as montadoras chinesas foram o que motivou a revisão, disse o Pipeline.

Em abril a Stellantis contratou a consultoria McKinsey para aconselhá-los sobre o efeito das tarifas dos EUA sobre a Maserati e a Alfa Romeo. A Stellantis afirmou então que estava comprometida com as duas marcas.