Estudo do HypeAuditor

Top 10 marcas brasileiras que mais cresceram no Instagram

Dados inéditos da plataforma evidenciam principais estratégias de sucesso no ambiente digital

Foto: Pixabay
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Um levantamento inédito realizado pelo HypeAuditor revelou quais foram as marcas brasileiras com maior crescimento de seguidores no Instagram nos últimos 12 meses.

A Growth Supplements, do setor de saúde e suplementos, lidera a lista ao registrar um aumento de aproximadamente 2 milhões de seguidores, o que representa mais da metade de sua base anterior na rede social.

O estudo utilizou tecnologias de inteligência artificial e machine learning para detectar fraudes e analisou dados de uma base com mais de 200 milhões de influenciadores em plataformas como Instagram, TikTok, X, YouTube e Twitch.

Além da Growth, completam o pódio do ranking a Shein Brasil, do setor de moda e vestuário, e a Netflix Brasil, que lidera em número total de seguidores, com mais de 39 milhões de contas. Ambas são marcas globais com forte atuação no país.

Entre os destaques também está o Ninja do KaBuM, marketplace especializado em produtos de tecnologia, que quase triplicou sua base de seguidores, com cerca de 1,2 milhão de novas contas.

As Lojas Besni, do segmento de varejo de moda, aparecem com crescimento expressivo: atualmente com 966 mil seguidores, a marca somou 821 mil novos usuários no período analisado.

O Top 10 do HypeAuditor inclui marcas de diferentes setores

  • Growth Supplements (Saúde / Suplementos)
  • Shein Brasil (Varejo / Moda e Vestuário)
  • Netflix Brasil (Entretenimento)
  • Pichau (Tecnologia e Hardware / Games)
  • Ninja do KaBuM (Marketplace / Tecnologia)
  • Magazine Luiza (Varejo / E-commerce multissetorial)
  • Red Bull Brasil (Alimentação / Bebidas)
  • Lojas Besni (Varejo / Moda e Vestuário)
  • Duolingo Brasil (Educação / ensino de idiomas)
  • O Boticário (Beleza / Cosméticos)

Estratégias para crescer no Instagram

Segundo o HypeAuditor, o crescimento das marcas no Instagram está ligado ao uso de estratégias estruturadas que combinam produção de conteúdo de qualidade, uso de diferentes formatos como Reels e Stories, e parcerias com influenciadores digitais.

“Os dados indicam uma predominância de campanhas estruturadas, com parcerias de longo prazo com os influenciadores digitais”, afirma Maria Marques, Gerente de Marketing para a América Latina do HypeAuditor.

“Para ter sucesso na estratégia, os criadores escolhidos pelas marcas precisam ser capazes de conquistar a atenção dos usuários em meio à enxurrada de informações disponíveis na rede social, assim como de conquistar a confiança desses públicos-alvo, já que as recomendações serão feitas de forma contínua, atribuindo a própria credibilidade do criador ao nome da empresa”, complementa.

O relatório completo com os dados do ranking está disponível no site oficial do HypeAuditor.