A Toyota relatou uma queda no lucro líquido do primeiro trimestre fiscal e cortou sua previsão de lucro anual devido às tarifas dos EUA, prevendo um impacto de US$ 9,5 bilhões com as taxas.
A montadora anunciou na última quinta-feira (7) que o lucro líquido caiu 37% em relação ao ano anterior, para 841,345 bilhões de ienes, o equivalente a US$ 5,71 bilhões, nos três meses encerrados em junho.
Esse valor superou a estimativa de US$ 5,26 bilhões em uma pesquisa com analistas realizada pela provedora de dados Quick.
A receita do primeiro trimestre aumentou 3,5% em relação ao ano anterior, para US$ 83,14 bilhões, com a América do Norte e o Japão liderando o crescimento das vendas. As tarifas americanas afetaram o lucro operacional em US$ 3,05 bilhões, informou a empresa.
Para o ano fiscal iniciado em abril, a Toyota espera que as tarifas norte-americanas reduzam o lucro operacional em 1,4 trilhão de ienes, o equivalente a US$ 9,5 bilhões.
A empresa projetou uma queda de 44% no lucro líquido, para US$ 18,05 bilhões neste ano fiscal, abaixo da previsão anterior de US$ 21 bilhões. A empresa manteve a expectativa de crescimento de 1,0% na receita, para US$ 328,14 bilhões.
A montadora continua esperando que as vendas de veículos do grupo aumentem 1,7% para 11,20 milhões de unidades neste ano fiscal.
Honda sofre impacto tarifário de US$ 850 mi no 2T25
A política comercial e ambiental dos EUA levou o negócio de automóveis da Honda Motors a ficar no vermelho no trimestre até junho. A montadora japonesa disse nesta quarta-feira (6) que o impacto das tarifas do governo Trump foi de 125 bilhões de ienes, o equivalente a cerca de US$ 850 milhões, um dos maiores relatados pela indústria automotiva até o momento.
A Honda também registrou outros 113 bilhões de ienes (US$ 765 milhões) em provisões e baixas contábeis relacionados ao seu programa de veículos elétricos, após o presidente dos EUA, Donald Trump, cancelar créditos fiscais para veículos elétricos e multas por não cumprimento de emissões.
A Honda espera que o impacto tarifário diminua daqui para frente, prevendo custos de 450 bilhões de ienes (US$ 3,05 bilhões) neste ano fiscal.
Três meses atrás, a montadora projetava impacto bem maior, de 650 bilhões de ienes (US$ 4,4 bilhões).
O guidance assume que a tarifa de 25% sobre importações do Canadá e do México, onde a empresa produz alguns veículos ao mercado americano, será mantida.
Para mitigar o impacto tarifário, a Honda está considerando adicionar turnos extras às suas fábricas nos EUA e trabalhar com fornecedores para utilizar peças manufaturadas no país, segundo o diretor financeiro da empresa, Eiji Fujimura.
Apesar de tudo, a Honda garantiu lucro operacional de 244 bilhões de ienes (US$ 1,65 bilhão) no trimestre, graças à força de seu negócio de motocicletas, particularmente na América Latina.
Na Bolsa de Tóquio, a ação da Honda fechou em alta de 1,52% no pregão desta quarta-feira.