PMI mostra que indústria brasileira marcou forte expansão em junho
Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota retomou nesta segunda-feira (3) a produção dos modelos Corolla e Corolla Cross nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo. A reabertura das linhas de produção acontece há pouco mais de um mês após forte temporal que causou sérios danos à fábrica de motores da montadora japonesa, localizada em Porto Feliz (SP).

Com o retorno das produções, os 5.800 funcionários da unidade de Sorocaba e os 1.500 de Indaiatuba deverão retomar seus postos de trabalho.

Seguindo o anúncio prévio de que retomaria a produção dos veículos de maneira escalonada, apenas as versões híbridas de ambos os modelos sairão das plantas brasileiras pelos próximos dois meses, enquanto as versões eletrificadas de motor 1.8 já são feitas por aqui com propulsores importados do Japão.

A unidade de Porto Feliz segue fechada e sem prazo de retorno. Os 800 trabalhadores da unidade seguem em regime layoff (suspensão temporária de contratos de trabalho ou redução da jornada de trabalho e/ou salário) sem prazo determinado.

Segundo a Toyota, a produção de novembro e dezembro acontecerá em ritmo acelerado para suprir o período de mais de um mês de inatividade, pois as fábricas estão fechadas desde 23 de setembro.

Acerca do novo SUV Yaris Cross, principal lançamento da marca nos últimos anos, a fabricante japonesa afirmou que a data de chegada “será informada em breve”.

Por estarmos próximos ao fim do ano, além das dificuldades de importação da motorização, o novo modelo deverá chegar oficialmente ao mercado brasileiro somente em 2026, quando a produção de motores retomar completamente no Brasil.