São Paulo

Trabalhadores da Toyota aprovam layoff após anúncio de paralisação

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), via g1, 96,28% dos votantes aprovaram a proposta da empresa.

Fonte: Reprodução/ Jornal Cruzeiro
Fonte: Reprodução/ Jornal Cruzeiro

Os trabalhadores da Toyota, em Sorocaba (SP), aprovaram neste domingo (28) a proposta de layoff da empresa. Medida foi votada após a montadora anunciar a paralisação das atividades devido à destruição nas intalações causada por um temporal.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), via g1, 96,28% dos votantes aprovaram a proposta da empresa. Ainda de acordo com o sindicato, com a aprovação, o acordo entra em vigor já na sequência das férias emergenciais de 20 dias, que terão início em 1º de outubro de 2025. São cerca de 4.500 trabalhadores.

O layoff será implementado oficialmente a partir do dia 21 de outubro, com possibilidade de prorrogação por até 150 dias.

Os trabalhadores receberam a garantia de que todos os funcionários que recebem salário bruto de até R$ 10 mil terão 100% do pagamento líquido preservado durante o período do layoff.

“Mesmo diante das dificuldades, conseguimos assegurar conquistas importantes, como o pagamento integral do PPR e a estabilidade no emprego durante o período do layoff. Esse resultado mostra a confiança da categoria no trabalho do Sindicato e reafirma nosso compromisso com a defesa dos direitos e dos empregos”, disse Leandro Soares, presidente do SMetal.

Toyota interrompe produção no Brasil após temporal em São Paulo

Toyota anunciou a interrupção total da sua produção de veículos no Brasil após danos causados pelo forte temporal na fábrica da motores de Porto Feliz (SP), na última segunda-feira (22), disse o Times Brasil. Unidade é responsável pelo fornecimento de motores para as plantas em Sorocaba e Indaiatuba.

A unidade sofreu uma destruição considerável na estrutura, incluindo o destelhamento de galpões e o alagamento de áreas internas. A retomada da produção só deve ocorrer no próximo ano, 2026, mas sem data definida.

O temporal com ventos de 95 Km/h comprometeu diretamente a fabricação de modelos como Corolla, Corolla Cross e Yaris, além do Yaris Cross, cujo lançamento estava previsto para outubro. A produção da fábrica de Sorocaba também foi impactada.