Reaproveitar plataformas

Transpetro lança edital para compra de oito navios

A licitação faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras

Transpetro
Transpetro/Divulgação

A Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras (PETR4), lançou uma licitação para adquirir oito novos navios. A medida foi anunciada durante uma cerimônia em Angra dos Reis (RJ), nesta segunda-feira (17), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da presidente da estatal, Magda Chambriard, e do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

A licitação faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. Segundo a companhia, a previsão é a compra de oito navios com capacidades de 7 mil, 10 mil e 14 mil metros cúbicos. O objetivo da contratação é possibilitar à petroleira o transporte de amônia.

O edital foi dividido em dois lotes, que não podem ser vencidos pelo mesmo estaleiro ou consórcio. O primeiro lote prevê a aquisição de cinco navios, sendo três embarcações com capacidade de 7 mil metros cúbicos e duas de 14 mil metros cúbicos. Esses gaseiros serão do tipo pressurizado, destinados ao transporte de GLP e derivados.

O segundo lote contempla a compra de três navios com capacidade de 10 mil metros cúbicos, do tipo semirrefrigerado. Segundo o “Valor”, como diferencial, essas embarcações também poderão carregar amônia, um produto que ainda não é transportado pela Transpetro.

Transpetro nega vazamento em terminal no litoral paulista

Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras (PETR4), declarou na sexta-feira (27) que não houve vazamento de óleo em seu Terminal Aquaviário de São Sebastião, no litoral paulista.

A comunidade local havia informado à companhia na quinta-feira (26) sobre a presença de vestígios de óleo no córrego Mãe Isabel.

A companhia enviou uma equipe para verificar a situação no local e instalou preventivamente barreiras de contenção no córrego. Elas já foram removidas”, disse a Transpetro, de acordo com o “InfoMoney”.

A empresa também comunicou que realizou, junto à Secretaria de Meio Ambiente do município de São Sebastião, inspeções na região, “identificando e removendo uma quantidade pequena de um material cuja origem ainda não foi identificada”.