Foto: Inteligência Artificial/CanvaPro
Foto: Inteligência Artificial/CanvaPro

A TSMC Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) registrou lucro líquido recorde de 452,30 bilhões de novos dólares taiwaneses no terceiro trimestre de 2025. O montante equivale a US$ 14,77 bilhões e representa crescimento de 39% em relação ao mesmo período de 2024.

De acordo com a companhia, o resultado foi impulsionado pela forte demanda por chips voltados à IA (inteligência artificial) e à computação de alto desempenho (HPC). O lucro superou tanto a projeção de 410,58 bilhões de novos dólares taiwaneses, da FactSet, quanto o recorde anterior, de 398,27 bilhões, registrado no trimestre imediatamente anterior.

Desempenho financeiro e crescimento

A receita apresentou avanço de 30%, totalizando 989,92 bilhões de novos dólares taiwaneses. O dado ficou em linha com as projeções da própria empresa, embora o ritmo de crescimento tenha desacelerado em relação ao trimestre anterior.

O desempenho reflete, ainda, os investimentos maciços de gigantes de tecnologia como Nvidia e OpenAI, o que consolidou a TSMC como a principal beneficiária do atual boom da IA.

As ações da TSMC encerraram o pregão desta quinta-feira (16) em máxima histórica, a 1.485 novos dólares taiwaneses, acumulando alta de quase 40% no ano.

Incertezas e desafios futuros

Contudo, a fabricante enfrenta incertezas relacionadas às tarifas dos Estados Unidos. Segundo o InfoMoney, Taiwan está sujeita a uma tarifa de 20% sobre bens exportados, enquanto o presidente norte-americano Donald Trump ameaça impor tarifas de até 100% sobre chips importados, com isenções para empresas que produzirem em solo americano.

Relembre: Taiwan: gigante TSMC fecha portas de produção de chips de IA para China

TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) notificou empresas chinesas de desenvolvimento de chips que suspenderá a produção de seus chips de IA (inteligência artificial) mais avançados, enquanto os EUA continuam impondo barreiras para limitar o avanço da China em IA.

Maior fabricante mundial de chips sob contrato, a TSMC comunicou aos clientes chineses que não produzirá mais chips de IA com processos avançados de 7 nanômetros ou menores a partir desta segunda-feira (8). As informações foram obtidas pelo Valor por meio de fontes próximas ao assunto.

Duas dessas fontes afirmaram que quaisquer fornecimentos futuros desses semicondutores estarão sujeitos a um processo de aprovação que, possivelmente, envolverá Washington.