Chapter 11

Tupperware: de ícone dos lares a declínio e tentativa de sobrevivência

Atualmente, o nome Tupperware está prestes a ser ainda mais “ultrapassado”, à medida que credores disputam entre si e com a empresa no tribunal

Tupperware / Foto: Tupperware/ Divulgação
Tupperware / Foto: Tupperware/ Divulgação

A Tupperware, que era a marca norte-americana mais conhecida entre os lares domésticos nos EUA e também no Brasil, agora está em declínio, mas ainda é sinônimo de armazenamento de alimentos.

Atualmente, o nome Tupperware está prestes a ser ainda mais “ultrapassado”, à medida que credores disputam entre si e com a empresa no tribunal de falências dos EUA.

A Tupperware Brands, na última terça-feira (17), entrou com um pedido de proteção contra credores no Chapter 11 em Wilmington, estado de Delaware — equivalente à recuperação judicial no Brasil.

A companhia agora planeja uma venda para um novo proprietário enquanto ainda estiver em operação, de acordo com os registros do tribunal. Em paralelo a isso, os credores, que somam aproximadamente US$ 800 milhões em dívidas, debatem sobre o futuro dos ativos.

Além de outras questões a serem discutidas, está se a Tupperware deve mesmo tentar se reestruturar ou se um grupo de investidores agressivos que adquirem dívidas em dificuldades deve simplesmente executar a hipoteca da marca, seu estoque e outros ativos.

“Enfrentando necessidades de liquidez cada vez mais urgentes e estresse operacional contínuo, a empresa reiniciou os esforços de marketing pela terceira vez após o fim de semana de 4 de julho”, disse, de acordo com a Bloomberg, o diretor de reestruturação da empresa, Brian J. Fox, em documentos judiciais.

Tupperware entra com pedido de falência nos EUA

Tupperware, famosa empresa de vasilhas plásticas, entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11, relativo à falência, nos EUA. A Bloomberg já havia adiantando, na segunda-feira (18), que o pedido estava sendo preparado.

A Tupperware e seus credores seguem negociações prolongadas sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) em empréstimos.

“Enfrentando necessidades de liquidez cada vez mais urgentes e estresse operacional contínuo, a empresa reiniciou os esforços de marketing pela terceira vez após o fim de semana de 4 de julho,” disse o Diretor de Reestruturação Brian J. Fox, em documentos judiciais apresentados na terça-feira (17).

Para ajudar a persuadir os credores a apoiar um novo impulso para o financiamento de resgate, a Tupperware suspendeu as restrições ao comércio da dívida da empresa.

Três novos investidores, incluindo Stonehill Institutional Partners e Alden Global Capital, compraram a maioria dos empréstimos seniores da empresa por apenas 3 centavos de dólar, disse Fox. O empréstimo de US$ 8 milhões posteriormente levou os credores a processarem uns aos outros em Nova York.