De Sidney Oliveira

Ultrafarma é processada por imitar produto Carmed

Cimed argumenta que marca de hidratantes labiais da Ultrafarma, o Claramed, utiliza logo e embalagens “extrema e exageradamente próximas”

Foto: Reprodução/ CNN
Foto: Reprodução/ CNN

A Ultrafarma, rede de farmácias do empresário Sidney Oliveira, e a Embatek, companhia de produção de cosméticos, estão sendo alvos de uma ação de concorrência desleal movida pela Cimed, fabricante do hidratante labial Carmed.

O processo corre em vara empresarial do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) desde 13 de dezembro de 2024, e ainda aguarda julgamento. A última movimentação aconteceu há três semanas.

Na ação, obtida pelo jornal CNN Brasil, a Cimed pede que a Ultrafarma seja proibida de comercializar o produto, e que as empresas paguem R$ 50 mil em danos morais e indenização pelos prejuízos causados (em valores a serem calculados pela perícia).

Parecer da Cimed

Segundo o documento, a Cimed afirmou à justiça que a marca de hidratantes labiais, Claramed, da linha de cosméticos Rahda, utiliza marca e embalagens “extrema e exageradamente próximas” ao Carmed, “de maneira parasitária”. A acusação precede tanto ao nome quanto ao formato do produto.

“O consumidor é levado a crer que certa mercadoria é produzida por determinada e conceituada empresa, quando isso não corresponde à verdade”, adiciona o processo.

A companhia esclareceu em nota que “comunicou os fatos às autoridades sanitárias e policiais, que já investigam o caso. Reforçamos nosso compromisso com a segurança dos consumidores e seguimos colaborando com as investigações.”

O que diz a Embatek e Ultrafarma

A Ultrafarma ainda não se manifestou sobre o caso.

No entanto, a Embatek, deixa claro que sua participação contratual se limita à fabricação do produto sob encomenda. “Isso é um problema de marca. Somos uma empresa terceirizada, trabalhando com muitas empresas além da Ultrafarma”, afirma o CEO da companhia, Pierre Froelicher, ao jornal CNN Brasil.

“Além disso, a acusação da Cimed não se sustenta. Se você acha que Claramed é igual a Carmed, é uma coisa que você precisa decidir por si. Para mim, não tem nada a ver”, diz.

A defesa da companhia de produção de cosméticos afirmou que é da Ultrafarma “a responsabilidade contratual pelo desenvolvimento e criação das embalagens a serem utilizadas”.