Vale (VALE3): após Brumadinho, pautas de ESG ganharam prioridade

Em maio de 2024, a empresa anunciou que passará a adotar o padrão internacional emitido pelo ISSB

O desastre da Barragem de Brumadinho (MG) gerou um alerta para a administração da Vale (VALE3) em relação à responsabilidade da empresa em questões socioambientais e de governança (ESG). A afirmação é de José Victor Sousa, gerente-geral de reporte financeiro e controles internos da mineradora.

Em maio de 2024, a empresa anunciou que passará a adotar o padrão internacional emitido pelo ISSB (Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade) para a elaboração e divulgação de um relatório de informações financeiras referente à sustentabilidade.

A mineradora quer apresentar seu primeiro relatório internacional do ISSB em 2025, após a conclusão do exercício social em curso, um ano antes do determinado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a adição obrigatória por empresas abertas.

“Acreditamos que a adoção antecipada nos dará a possibilidade de atingir uma maior maturidade na elaboração do relatório para o exercício social de 2026”, disse Sousa, de acordo com o “Valor”. A declaração foi feita durante a palestra no 25º IBGC (Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) nesta terça-feira (8), em São Paulo.

Mineradora interrompe operações da planta de níquel de Onça Puma

Vale (VALE3) informou no domingo (6) que interrompeu temporariamente a operação na usina de níquel de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, Pará.

A paralisação da planta da Vale (VALE3) ocorre devido a danos na rede de transmissão de energia da companhia elétrica local após o forte vendaval que ocorreu no sábado (5).

Não houve registro de incidentes referentes à segurança dos trabalhadores, das comunidades vizinhas ou dos ativos da mineradora em Onça Puma.

O restabelecimento da rede de transmissão de energia elétrica, como apontaram informações da operadora responsável, é aguardado até 15 de outubro.

Morgan Stanley destaca Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4) como favoritas

Morgan Stanley colocou a Vale (VALE3) e a Gerdau (GGBR4) entre as favoritas globais para o setor de mineração e siderurgia para o quarto trimestre de 2024 (4TRI24).

Entraram na lista uma ação de mineração – o ADR (recibo de ações negociados nos EUA) da Vale (VALE3) – e uma de siderurgia – a Gerdau (GGBR4).