O processo para escolha do novo presidente da Vale (VALE3) já está em andamento e trâmite deve durar até o final de novembro. As informações são do Estadão.
O novo nome à frente da mineradora sucederá Eduardo Bartolomeo a partir de 1º de janeiro de 2025.
De acordo com a apuração, o comitê do conselho de administração da Vale iniciou a fase de cotações junto a um grupo de consultorias, das quais uma será a escolhida e contratada para buscar o executivo com o perfil desejado para o cargo.
Assim, a partir das entrevistas e avaliações dos candidatos, será tirada uma lista tríplice que será entregue ao colegiado da Vale, formado por 13 conselheiros.
Ao jornal, o MME (Ministério de Minas e Energia) informou que não participa do processo em curso na companhia, conduzido pelo conselho administrativo da Vale.
A pasta também ressaltou que “o ministro Alexandre Silveira já declarou publicamente que não tem qualquer interferência do governo [na escolha do novo CEO da Vale]”.
Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3): Tebet não vê ingerência
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou não perceber interferência do governo na Petrobras (PETR3; PETR4). Ainda destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava exercendo seu direito ao tentar indicar o ex-ministro Guido Mantega para a Vale (VALE3).
As duas ofensivas foram mal recebidas por investidores e analistas do mercado financeiro, que interpretam essas ações como tentativas do governo de intervir nas empresas, visando subordiná-las aos interesses de Brasília. As declarações da ministra foram feitas durante uma entrevista à CNN no sábado (31).