A Vivara (VIVA3) deve anunciar, nesta segunda-feira (25), um novo CEO, após reação negativa do mercado com eleição de Nelson Kaufman pelo Conselho Administrativo da empresa. A informação é do Brazil Journal.
A Vivara deve anunciar Otavio Lyra, CFO da empresa desde o IPO, para o comando executivo da empresa.
Já Kaufman, fundador e maior acionista da companhia, ficará na presidência executiva do conselho.
Vivara (VIVA3) despenca mais de 14% com mudança no comando
No pregão da segunda-feira (18), as ações ordinárias da Vivara (VIVA3) despencaram 13,74%, a R$ 26,51, por volta das 15h20 (horário de Brasília), após o anuncio de retorno de Nelson Kaufman, fundador, ao comando da empresa. O executivo volta ao cargo de vice-presidente, sucedendo a saída de Paulo Kruglensky.
Segundo o Valor Investe, o número de negociações dos papéis da Vivara já é 15 vezes maior que na sessão de sexta-feira (15). A eleição de Kaufman foi comunicada na sexta-feira, pelo Conselho da empresa.
Além de fundador, o executivo também detém a maior parte das ações VIVA3, ele volta ao comando após 13 anos de saída do cargo.
Análise sobre a Vivara (VIVA3)
Na análise do JP Morgan, um ruído desnecessário foi causado pela mudança, sendo a empresa uma das que melhor executam na Bolsa, bem como, levanta questões sobre a governança.
Para o banco, a mudança de estratégia da Vivara, pode criar problemas em seu caminho de crescimento. Visto que eles estão saindo da expansão da marca Life e integração de canais de venda, para alcançar a internacionalização.
O comunicado repercutiu mal no mercado desde o começo da sessão desta segunda-feira. Mais cedo, os papéis da joalheria caiam 6,12%, por volta das 11h30 (horário de Brasília).