Investimentos

WEG (WEGE3) anuncia expansão na Turquia

Com a obra prevista para ser concluída em 2027, a nova unidade da WEG (WEGE3) está localizada em Manisa, a 35 km de Izmir

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A WEG (WEGE3) anunciou recentemente um novo investimento de 28 milhões de euros em uma planta de fabricação de redutores na Turquia. Segundo o BTG Pactual (BPAC11), o movimento marca mais um passo estratégico na diversificação de sua produção fora do Brasil.

Com a obra prevista para ser concluída em 2027, a nova unidade da WEG (WEGE3) está localizada em Manisa, a 35 km de Izmir, próxima à Volt Electric Motor, adquirida pela empresa em dezembro de 2024.

O investimento representa cerca de 10% do capex estimado para 2025 e reflete a crescente demanda do mercado de redutores. Além disso, amplia a capacidade de produção de componentes essenciais da empresa.

Com a integração de vendas de redutores e motores, a companhia busca consolidar sua oferta de soluções completas de automação industrial, fortalecendo sua posição junto a grandes fabricantes globais, como apontou o “Suno”.

A presença da WEG no mercado turco se intensificou ao longo dos últimos anos. Após mais de duas décadas operando através de distribuidores, a companhia estabeleceu uma estrutura comercial própria em 2021 e inaugurou uma fábrica de motores elétricos em Dilovasi, próximo a Istambul, em 2022.

Weg (WEGE3) deve consolidar compra da Volt a partir deste mês

Weg (WEGE3) afirmou que a compra da turca Volt Electric Motor foi concluída e vai ter números consolidados apresentados a partir de dezembro deste ano, com a divulgação de resultados do 4T24. A informação foi divulgada em comunicado ao mercado. A empresa de motores elétricos foi vendida por US$ 88 milhões. 

Com o fim das negociações, a Weg vai assumir o controle total da Volt, que tem capacidade de produção de 1 milhão de motores por ano. Além de atuar no mercado turco, a fabricante exporta para a Europa, Oriente Médio e Ásia Central. 

Com a aquisição, a Weg também deve incorporar 690 funcionários, como afirmou a empresa em setembro, quando anunciou a compra da Volt.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile