A WellHub, antiga Gympass, concluiu uma operação de fusão e aquisição na Europa e comprou a Urban Sports Club, plataforma de fitness, esportes e bem-estar. A compra aumentou a base de clientes da WellHub em mais de 50% e fortalece a presença da empresa brasileira no mercado europeu.
O processo na realidade será muito mais uma troca de ações, com os fundadores e acionistas da Urban Sports se tornando sócios da Wellhub, mas houve um componente em cash (dinheiro). O valor da transação não foi revelado.
Em 2023, as empresas receberam seus aportes mais recentes e a Wellhub foi avaliada em US$2,4 bilhões, enquanto a Urban não teve seu valor revelado na rodada. Ocorrido em dezembro, a companhia arrecadou 95 milhões de euros, equivalente a US$102 bilhões na cotação atual.
Segundo apuração do portal Exame, a empresa combinada contará com uma rede ampliada de 34,5 mil clientes corporativos e 83 mil parceiros de bem-estar, incluindo academias premium, estúdios e provedores digitais.
WellHub para clientes corporativos
Com a aquisição da companhia, o modelo B2B (empresa para empresa) vai ficar sob a marca Wellhub, já a Urban vai ser a marca de operação para consumidores (B2C), que atualmente responde por menos da metade da receita da empresa europeia.
Como parte da transação, os cofundadores e Co-CEOs do Urban Sports Club, Moritz Kreppel e Benjamin Roth, serão integrados à equipe global de liderança do Wellhub, trazendo expertise regional e relacionamentos estratégicos no setor.
Cesar Carvalho, o fundador e CEO (presidente-executivo) da Wellhub, disse que a Urban Sports Club é “um player muito relevante, com um tamanho relativo grande em comparação ao nosso.” A empresa alemã está presente em nove países, todos na Europa.
“O modelo de negócios deles também é majoritariamente igual ao nosso, mas eles também atuam no direct to consumer”, declarou o dirigente em entrevista ao portal Brazil Journal