Tráfego

X usou 'escudo' para driblar bloqueio no Brasil, dizem provedores

As pessoas estão tendo acesso à rede social mesmo com o bloqueio ordenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal)

twitter-x-icone (1)
Foto: Divulgação

Os usuários do X, do bilionário Elon Musk, voltaram a acessar a rede social nesta quarta-feira (18). Segundo provedores de internet, isso ocorreu porque uma companhia está utilizando um serviço que atua como um “escudo” para proteger seus servidores. As pessoas estão tendo acesso à rede social mesmo com o bloqueio ordenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Representantes da Abrint (Associação Brasileira dos Provedores de Internet) apontaram que o tráfego da rede social por novas rotas, o chamado “escudo”, dificultou o bloqueio do acesso ao X (antigo Twitter).

Uma das operadoras utilizadas para isso é a Cloudflare, que também é empregada por grandes empresas no Brasil.

A Abrint ainda sinalizou que os provedores de internet já procuraram a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para saber como efetivar o bloqueio da rede social, considerando que o IP, endereço que identifica um dispositivo na internet, registrado não é mais do X — passou a ser da Cloudflare.

O STF reafirmou o bloqueio da rede social no Brasil e declarou que brasileiros conseguiram acessar o X por conta de uma instabilidade. “Aparentemente, é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, disse uma fonte próxima ao assunto, de acordo com o “InfoMoney”.

Bolsonaro volta ao X, antigo Twitter, e critica ‘censura’ de Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos que voltou a postar no X, antigo Twitter, nesta quarta-feira (18), após a plataforma ser liberada para a maioria dos usuários.

Bolsonaro criticou o bloqueio da rede social, ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, e agradeceu parte da população pelas manifestações contrárias ao que classificou como “censura”.

“Parabenizo a todos pela pressão que fazem as engrenagens circularem na defesa da democracia no Brasil. Desistir não é uma opção e os senhores é que alimentam um futuro próspero a nosso país. Nos últimos dias, os brasileiros testemunharam acontecimentos que lançaram ainda mais luz sobre os graves retrocessos à liberdade no Brasil”, escreveu Bolsonaro.