O CMO da XP, Lisandro Lopez, declarou que o mercado tem sido impulsionado pelo investimento em marketing. O executivo participou do “Looking Ahead 2024”, evento realizado pela V4 Company na noite desta quarta-feira (13), em São Paulo.
“Os investimentos em marketing digital continuam a puxar o crescimento do mercado globalmente, devendo representar 72% até 2026”, declarou o CMO da XP durante sua participação.
Lopez comparou o comportamento dos “clicks” com o processo de crescimento e queda da Bolsa. Segundo ele, “no momento de muita alta da bolsa de valores, por exemplo, os números explodiram, e com o tempo os números caem novamente”.
Esses “clicks” se referem aos acessos ao site, bem como as interações na plataforma.
O executivo acrescenta que cerca de 30% do capital levantando pelas empresas são investidos em marketing digital. Desta forma, é possível perceber que as companhias notam a importância de conquistar uma base sólida de clientes, independente do produto ou serviço fornecido.
“O desenvolvimento de jornadas inteligentes e integradas é fundamental para uma efetiva estratégia de aquisição/potencialização de clientes, 80% do valor não é na ideia, e sim na gestão”, declarou Lopez.
Ou seja, promover uma boa experiência do usuário é um potencializador para a capitação. A campanha se torna a porta de entrada para o usuário conhecer a plataforma, mas na sequência é preciso haver uma estrutura apta para receber as pessoas.
“Nós da XP, temos uma beleza, que é trabalhar com grandes números. Usuários mais conectados de forma contínua e online, via dispositivos mobiles, com relevância enorme em segmentos de varejo”.
XP aproveitou cenário favorável para captar clientes
Ainda durante a palestra, o CMO contou que no início de 2023, quando o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começava as suas implementações no Brasil, o mercado financeiro ficou inseguro.
Com isso, investidores começaram a fazer aportes no exterior, levando o dinheiro para fora do País. Enxergando essa oportunidade, a XP negociou um subsídio de dólar — com a moeda mais barata — e lançaram uma campanha que trouxe cinco vezes mais clientes para a corretora.
Ou seja, a empresa usou a comunicação para atrair os potenciais clientes que ansiavam por investir.
Looking Ahead 2024
O evento contou com a presença do fundador e presidente-executivo do Conselho de Administração da XP, Guilherme Benchimol e do influenciador do mercado financeiro, Thiago Nigro.
No entanto, apenas o CMO palestrou, além de Dener Lippert, CEO e Fundador da V4. O BPMoney apurou que Benchimol esteve no local, mas preferiu não palestrar. Já o influenciador “Primo Rico” também não palestrou, mas participou do encerramento do evento.
A V4 Company, é a maior assessoria de Marketing Digital do Brasil, formando uma rede de franquias responsável por implementar e otimizar toda a jornada de vendas e potencializar o impacto comercial dos negócios.
No portfólio da V4 Company estão Spotify, iFood, XP Investimentos, Melissa, Ortobom, Carmen Steffens, Lugano e Smart Fit. Desde 2021, a V4 Company é sócia do Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, incluindo Artplan, Rock In Rio e SOMA.