Não é novidade que o mercado de games vem ganhando cada vez mais adeptos. Só em 2021, o setor cresceu cerca de 12% e bateu os US$ 126 bilhões. O promissor cenário para o desenvolvimento de companhias ligadas ao segmento em 2022 chamou atenção da Microsoft, que anunciou nesta terça-feira (18) a compra da a Activision Blizzard, uma das maiores desenvolvedoras de jogos interativos do mundo.
A compra totaliza US$ 68,7 bilhões, vindo a se tornar a maior aquisição na história da gigante tecnológica desde sua fundação, em 1975, e o maior negócio já registrado no mercado de games, quando concluído.
A Activision Blizzard abriga quase 400 milhões de jogadores ativos mensais e é dona do popular jogo de tiro ‘Call of Duty’ entre outras franquias de enorme sucesso, como ‘World of Warcraft’ e ‘Candy Crush’.
Com a transação, a Microsoft, que vale US$ 2,3 trilhões, expandirá sua operação de videogames, que conta com o console Xbox e jogos próprios, como Minecraft e Doom. Além disso, a companhia de Bill Gates assumiria a posição de terceira maior empresa de games do mundo em receita, atrás apenas da chinesa Tencent e da japonesa Sony.
“O jogo tem sido fundamental para a Microsoft desde nossos primeiros dias como empresa. Hoje, é a maior forma de entretenimento e de mais rápido crescimento e, a medida que os mundos digital e físico se unem, desempenhará um papel crítico no desenvolvimento de plataformas de metaverso”, afirmou o CEO da empresa, Satya Nadella, em e-mail enviado hoje aos funcionários.
O que motivou a compra?
O metaverso, uma das fortes apostas da companhia para reforçar a divisão de games Xbox, foi um dos pontos cruciais para a aquisição. Ele se caracteriza pela construção de um universo virtual, onde jogadores utilizam avatares para interagir uns com os outros.
A Activision possui expertise no assunto e é a criadora do metaverso original, por assim dizer, com o “World of Warcraft”. Esse conhecimento vai ajudar a Microsoft a avançar no tema, que ainda é um pouco explorado pela mesma.
Existe mais um fator relevante para o negócio: a recorrência nas receitas. A Activision é conhecida por produzir franquias massificadas e que geram receita recorrente ao estúdio sem a necessidade de enormes investimentos no seu desenvolvimento.
Para se ter uma noção, no terceiro trimestre fiscal de 2021, encerrado em setembro, 79,5% da receita de US$ 2 bilhões da Activision foi recorrente.
No portfólio atual de estúdios da Microsoft, não há nenhuma franquia que tenha esse potencial de geração de receita recorrente.
A multinacional pretende adicionar os jogos da Activision ao serviço Xbox Game Pass, que funciona como uma ‘Netflix de games’. A plataforma detém hoje aproximadamente 25 milhões de assinantes.
“Estamos investindo em conteúdo de alcance global e entrando em uma nova era do setor de jogos eletrônicos que coloca o jogador e os criadores como prioridade, tornando os jogos acessíveis e inclusivos para todos”, disse Nadella.
A Microsoft informou que Bobby Kotick seguirá como CEO da Activision Blizzard após o acordo. Ele irá se reportar ao chefe de jogos da Microsoft, Phill Spencer.