Especialista da BP Money analisa resultados da Neoenergia

O analista da BP Money, Nathan Meirelles, opina sobre a empresa e o setor.

A Neoenergia registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre deste ano, alta de 57% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço financeiro divulgado nesta segunda-feira (25). O analista da BP Money, Nathan Meirelles, opina sobre a empresa e o setor.

Para Meirelles, embora a companhia tenha apresentado resultados positivos, ao analisar alguns indicadores econômicos e de ação da empresa e em comparação com pares do setor, pode-se notar que alguns deles estão abaixo da média. Com isso, o profissional afirma que dentro do próprio setor existem outras alternativas à Neoenergia que se demonstram tão boas quanto ou até melhor, quando se leva em conta a parte fundamentalista dos números.

Fonte: Bloomberg, elaborado pelo autor.

O analista coloca uma ressalva para algumas características básicas das empresas dos setores que oferecem serviços básicos para a população, como energia elétrica e saneamento básico, com estas possuindo vantagens e desvantagens a serem consideradas na hora de investir.

“A primeira grande vantagem, é que geralmente os contratos são ajustados pela inflação. Ano a ano tendo inflação, também se tem crescimento na receita, com este reajuste dependendo do indicador usado” ele revela e acrescenta “Outra vantagem é que são ações consideradas mais defensivas, com um beta menor, ou seja uma correlação menor com a bolsa de valores. Fazendo com que em períodos de volatilidade o preço de tais ações experimentem um grau menor, tanto para baixo quanto para cima.”, afirma.

Por outro lado, ao passo que esses fatores favorecem a companhia, outros pontos consequentes foram levantados por Meirelles. “Mas uma grande desvantagem justamente por estas características, e por serem empresas em estado já maduro e sem grandes planos de expansão e crescimento – daí o alto retorno de dividendos para seus acionistas-, acabam sendo também consideradas um proxy de renda fixa”, afirma.

“Em um cenário como o atual, onde se tem elevação na taxa de juros, somado a um dividendo na casa dos 3,04%, como é o caso da Neoenergia, o investidor acaba por ponderar e comparar as outras opções de Renda Fixa que possui no mercado, pesando ainda mais no custo de oportunidade do setor”, avalia o analista.

O especialista destacou o cenário nacional do setor de energia elétrica, que enfrenta a maior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas, reservatórios em níveis baixos e maior demanda por energia em razão da reativação da economia para patamares pré-pandemia em vários setores. Nessa perspectiva, Meirelles afirma que esta realidade reflete na companhia e em seu preço, que antes da divulgação do levantamento, apresentava uma queda de 1,19% do Ibovespa.