A empresa Eve Urban Air Mobility, da Embraer, e a Ascent Flights Global informaram nesta segunda-feira (23) a firmação da parceria que tem o intuito de desenvolver um “ecossistema robusto” de mobilidade aérea urbana na região da Ásia-Pacífico. De 2026 em diante, a Eve vai fornecer à Ascent até 100 mil horas de voo no veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), o “carro voador”.
A Eve pretende disponibilizar até 100 aeronaves para serem comercializadas pela plataforma da Ascent nas suas rotas atuais e futuras. A empresa de Cingapura, vai pagar pelo tempo de voo nas aeronaves da Eve e também vai operar em conjunto com outros parceiros na Ásia-Pacífico e de outros mercados. A aeronave será utilizada em grandes cidades como Bangcoc (Tailândia), Manila (Filipinas), Melbourne (Austrália), Tóquio (Japão), e também em Cingapura.
A parceria faz parte da estratégia abrangente de mobilidade da Eve para se posicionar como líder na indústria. A implementação das aeronaves da Eve na rede da Ascent está sujeita à celebração de acordos finais entre as partes.
A Ascent é uma das maiores empresas de mobilidade aérea urbana na Ásia-Pacífico e sua forte presença na região a torna a parceira ideal para as operações da Eve. A região possui uma enorme demanda por soluções inovadoras de transporte, que pode ser atendida com nossa aeronave de baixa emissão. Este é o caminho certo para um crescimento sustentável”, afirmou o presidente e CEO da Eve, Andre Stein, em nota.
“A tecnologia inovadora de Eve, combinada com sua experiência em manufatura e serviços de cobertura global por meio da Embraer, nos dá a certeza de que teremos uma solução adequada aos complexos requisitos da região”, informou o fundador e CEO da Ascent, Lionel Sinai-Sinelnikoff.
Em comunicado, a fabricante brasileira disse que a Eve apresenta “proposta de valor única”, apoiada em mais de 50 anos de experiência da Embraer na fabricação de aeronaves e na expertise em certificação. De acordo com a companhia, o veículo aéreo de zero emissões e baixo ruído, continua a atingir marcos relevantes de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e o modelo em escala em outubro de 2020.
O projeto de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano da Eve também atingiu uma nova marca em sua colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA, Civil Aviation Authority na sigla em inglês), para o desenvolvimento das condições necessárias para voos UAM com alto potencial de expansão.