
O empresário e ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, está próximo de adquirir seu primeiro clube europeu. O clube é o Paços de Ferreira, de Portugal.
O próprio presidente do clube português, Rui Abreu, confirmou a informação assim que assumiu o cargo na última semana: “O passado do investidor é carimbo de segurança”, definiu Abreu na sua posse.
De acordo com o site “Record”, Bellintani pretende adquirir 75% do capital da futura SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do clube, que figura atualmente na segunda divisão portuguesa, por 8 milhões de euros (R$ 49,6 milhões na cotação atual).
Apesar das negociações avançadas, o negócio só será concretizado após os sócios do Paços de Ferreira mudarem o modelo de gestão associativa para SAD, como no Brasil.
O BP Money entrou em contato com Guilherme Bellintani, mas não obteve retorno até o presente momento.
Ex-presidente do Bahia, Bellintani montou rede multiclubes
Inspirado pelo sucesso do CFG (City Football Group), que administra diversos clubes, Bellintani adotou a estratégia de multiclubes por meio da Squadra Sports.
Ele acredita que o Brasil poderia ter seu próprio modelo de multiclubes, o que o levou a fundar a Squadra após sua saída do Bahia.
A Squadra já gerencia o Londrina, onde Bellintani detém 90% da SAF, o Linense-SP (85%), o Ypiranga-BA e o VF4-PB. Busca expandir para Portugal e Uruguai.
Em entrevista, Bellintani revelou que o aprendizado com o CFG foi essencial para a criação de sua própria rede de clubes.
Ele explicou como a plataforma de multiclubes permite a alocação estratégica de jogadores entre times, promovendo o crescimento de atletas dentro de um sistema integrado.
Essa estrutura também facilita a participação dos clubes em competições internacionais, aumentando a visibilidade e o retorno financeiro para os investidores.