O Facebook afirmou que investiu mais de US$ 13 bilhões (R$ 69 bilhões na cotação atual) em cibersegurança nos últimos anos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) e foi encarado como uma resposta a matéria do Wall Street Journal, publicada na semana passada, na qual dizia que a companhia não resolveu “os efeitos danosos da plataforma”.
Em resposta, o Facebook afirmou que sua tecnologia de inteligência artificial ajudou a bloquear 3 bilhões de contas falsas no primeiro semestre deste ano. A companhia também removeu mais de 20 milhões de peças de conteúdo mentiroso sobre Covid-19 e vacinas.
A rede social também disse que o número de funcionários responsáveis pela segurança da plataforma quadruplicou nos últimos 5 anos, saindo de 10 mil para 40 mil operadores.
A empresa completou comentando que atualmente retira da rede social 15 vezes mais conteúdo considerado pela companhia como violador de seus termos sobre discurso de ódio em relação aos primeiros relatórios sobre a questão em 2017.
Na semana passada o Wall Street Journal publicou que o Facebook minimizou efeitos negativos sobre usuários jovens do Instagram e deu uma fraca resposta aos alarmes levantados por seus próprios funcionários sobre como a plataforma é usada em países em desenvolvimento em atividades de tráfico humano.