Os usuários relataram problemas no funcionamento do Instagram e Facebook, na tarde desta quarta-feira (20), afetando diversos países, incluindo o Brasil. Segundo relatos, a principal dificuldade encontrada foi a impossibilidade de publicar comentários nas plataformas.
Os problemas também estão afetando o desempenho da plataforma de gestão de redes sociais da Meta, conhecida como Meta Business, que é amplamente utilizada por gestores de mídias sociais e profissionais de atendimento ao cliente.
No Brasil, a plataforma Downdetector, responsável por monitorar problemas em páginas digitais, registrou um pico de 245 reclamações relacionadas ao Instagram e 160 reclamações relacionadas ao Facebook por volta das 12h30 (horário de Brasília).
O número de reclamações permanecia alto às 14h, com 119 relatos sobre o Instagram e 111 sobre o Facebook.
Até o momento desta publicação, a Meta não havia respondido aos questionamentos da reportagem sobre a falha em suas redes sociais.
Recentemente, há 15 dias, o Instagram e o Facebook enfrentaram falhas que afetaram usuários em várias partes do mundo.
Meta, dona do Facebook, consegue manter uso de nome no Brasil
A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, obteve a suspensão de uma ordem judicial que a proibia de usar o nome Meta no Brasil.
Isso aconteceu após uma empresa brasileira chamada Meta Serviços em Informática alegar que já possuía os direitos sobre a marca.
No final de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ordenou à empresa de Mark Zuckerberg que cessasse o uso de seu nome no Brasil em até 30 dias.