Campeão da Fórmula 2 na temporada 2022, Felipe Drugovich será patrocinado pela XP Investimentos (XPBR31). O acordo com a corretora fará com que o brasileiro se torne piloto de testes da Aston Martin na Fórmula 1 a partir do próximo ano. A informação foi divulgada pela apresentadora Glenda Kozlowski.
Guilherme Benchimol, presidente executivo do Conselho de Administração da XP, que comandou as negociações, junto com Guilherme Ávila, diretor da equipe de esportes do banco de investimentos.
Felipe Drugovich palestrando no Expert XP com a @xpinvestimentos! pic.twitter.com/cQZRUa2kos
— Brasil no Grid ?? (@brasilnogrid) August 4, 2022
Ainda de acordo com a apresentadora do Show do Esporte, da Band, a movimentação da XP Investimentos começou há alguns meses para levantar os fundos necessários para colocar o brasileiro na principal categoria do automobilismo do mundo.
Desta forma, as partes firmaram um contrato para uma parceria, assegurando ao piloto paranaense uma vaga de piloto de testes do time verde.
Vivendo grande momento, que o coroou como campeão da F-2, o brasileiro também chegou a conversar com a Red Bull para uma possível vaga na AlphaTauri a partir de 2023.
Felipe Drugovich é campeão da F-2
O brasileiro se tornou campeão da categoria neste sábado (10), encerrando o campeonato com três corridas de antecedência após o título em Monza, na Itália.
Nascido em Maringá, no Paraná, ele iniciou a carreira no kart brasileiro em 2008, com apenas oito anos de idade, e competiu no Brasil até os 13.
Entre 2013 e 2015, o brasileiro rumou para as competições internacionais. Um ano depois, fez a transição para o mundo dos fórmulas, disputando a Fórmula 4 Alemã e o MRF Challenge, em que faturou uma vitória neste último.
Dois anos depois, Felipe sagrou-se campeão da MRF Challenge 2017/2018 com 10 vitórias e um desempenho espetacular. No campeonato Euroformula F3 Open, o piloto conquistou o título, contabilizando 14 vitórias em 16 corridas, e 2 segundos lugares, atingindo o recorde absoluto de vitórias da história desta competição.
Sua estreia na Fórmula 2 ocorreu em 2020, competindo pela holandesa MP Motorsport. A primeira vitória veio na temporada, em Spielberg, na Áustria.
Na atual temporada, ele se tornou o único piloto do Brasil a liderar o campeonato, com 5 vitórias na temporada. Com o título, conquistou o acesso à elite do automobilismo mundial, que não tem um brasileiro titular desde que Felipe Massa se aposentou no fim de 2017.
XP Investimentos e a relação com o esporte
A corretora tem uma ligação muito forte com o esporte. A XP se tornou patrocinadora oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do time brasileiro nas diversas modalidades esportivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizado em 2021.
Além disso, a parceria também fará com que a corretora acompanhe o COB e os brasileiros nas Olimpíadas de Inverno 2022, o Pan 2023 e as Olímpiadas de Paris 2024.
Atletas como Bruno Fratus (natação), Ricardo Lucarelli (vôlei), Cristiane Rozeira (futebol), Mayra Aguiar (judô), Sheilla Castro (vôlei) e Fernando Scherer/Xuxa (ex-atleta, natação) serão embaixadores da marca.
Neste ano, a corretora também anunciou o patrocínio das montanhas de Aspen e Snowmass, nos EUA, com o objetivo de estreitar a relação com clientes e sua rede de assessores.
Com o patrocínio, cujo valor não foi divulgado, a empresa terá direito a divulgar a marca em bandeiras em pontos estratégicos e em atividades de esqui, além de acesso facilitado a eventos e descontos em passeios turísticos e estabelecimentos comerciais da região, como hotéis e restaurantes.
Ela se tornou a primeira empresa do Brasil a fazer esse tipo de patrocínio, que terá três anos de duração (com possibilidade de renovação). O acordo foi feito com a Aspen Ski Company, empresa de uma família que co-detém o direito de exploração das montanhas de Aspen e Snowmass.
Agora, a corretora entra para a principal categoria do automobilismo na Aston Martin a partir do próximo ano, fazendo Felipe Drugovich ser mais um brasileiro a estar na Fórmula 1.