R$ 200 milhões

Fintech Gooroo e Ouro Preto e Banco lançam fundo de crédito

Segundo a fintech e seus parceiros, o fundo tem como meta transformar o acesso ao crédito para funcionários de empresas privadas em todo o Brasil

Fundo de crédito/ Foto: Pexels
Fundo de crédito/ Foto: Pexels

A Ouro Preto Investimentos, em parceria com o Banco Ribeirão Preto e a fintech GooRoo Crédito, lançou um FIDC (fundo de crédito) de R$ 200 milhões para financiar operações de crédito consignado privado.

Segundo a fintech e seus parceiros, o fundo tem como meta transformar o acesso ao crédito para funcionários de empresas privadas em todo o Brasil. A iniciativa busca responder à demanda por crédito mais acessível, com spread mais baixo que o oferecido pelos grandes bancos, como Banco do Brasil e Bradesco, por exemplo.

O crédito consignado é a modalidade mais lucrativa entre os tipos de empréstimo, justamente por ter desconto em folha, o que reduz muito a inadimplência e aumenta a lucratividade da operação.

Segundo o BC (Banco Central do Brasil), cerca de 70% das pessoas consideram mudar de emprego por uma oportunidade que ofereça crédito consignado como benefício. Apenas 10% das pequenas e médias empresas (PMEs) conseguem oferecer essa linha de crédito aos seus colaboradores, enquanto as taxas de juros para cheque especial, cartão de crédito e empréstimo pessoal frequentemente são mais de 30% superiores às do crédito consignado.

Diante do cenário, a GooRoo Crédito lançou uma plataforma para atender a esse público, permitindo que empresas de qualquer porte, a partir de um único colaborador, ofereçam crédito direto na folha de pagamento.

“O FIDC, hoje, é o investimento que, percentualmente, mais cresce e tira dinheiro da renda fixa. Por um motivo, a estrutura é mais simples, barata e, ainda, oferece eficiência tributária como nenhum outro ativo. Além disso, esse mercado vai se multiplicar nos próximos 5 anos e nós estaremos liderando esta transformação”, disse, em nota, João Peixoto Neto, CEO da Ouro Preto Investimentos.

fintech Gooroo diz que meta é serem maior gestora de crédito privado do Brasil

Atualmente, a plataforma conta com mais de 2 mil usuários, provenientes de aproximadamente 120 empresas, e opera em diversas regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com os fundadores da Gooroo, a meta é, até 2026, tornar-se a maior gestora de crédito consignado privado do país.

A iniciativa visa transformar o mercado de crédito brasileiro, oferecendo condições de empréstimo mais favoráveis, com taxas muito mais competitivas e processos simplificados e digitais.

“Os grandes bancos ainda nadam de braçada neste mercado, justamente pela falta de concorrentes de peso, que possuem processos mais ágeis e utilizam a estrutura de FIDC, que proporciona taxas muito mais competitivas. Nós temos um diferencial competitivo muito forte e vamos começar a avançar rapidamente sobre este mercado, que ainda opera em um modelo antigo”, afirmou Rodolfo Takahashi, CEO da Gooroo.