O mercado internacional dessa semana vai ter como destaque as reuniões do Federal Open Market Committee (Fomc) e do Banco Central Europeu.
As reuniões tem como objetivo a definição das taxas de juros de política monetária dos Estados Unidos e da Zona do Euro, respectivamente.
O Fomc provavelmente vai manter a taxa entre 0% e 0,25%, porém o comunicado que segue a decisão e a fala de Jerome Powell, chairman do Fed, devem mover influenciar as expectativas sobre taxas de juros.
A expectativa do mercado se apoia em uma eventual aceleração na retirada de estímulos pelo banco central americano. Durante a divulgação são aguardadas as projeções dos dirigentes para a trajetória dos juros de referência no país. A decisão do banco central britânico na quinta também está no radar.
Passando os indicadores, na terça-feira (14), será divulgado o resultado da indústria na Zona do Euro em outubro. Sobre novembro, vão a público o índice de preços no atacado dos Estados Unidos e os dados de produção industrial e vendas varejistas na China.
Na quarta-feira (15), na frente de indicadores, estão as vendas de varejo nos Estados Unidos em novembro, mês de Black Friday. Outro ponto de destaque é a inflação do Reino Unido no mesmo mês. Na quinta-feira (16), nos Estados Unidos, vão ser publicados os dados de produção industrial em novembro.
O fim da semana vai ser marcado pela leitura final de inflação na Zona do Euro em novembro na sexta. A prévia mostrou alta anual de 4,9%, ficando muito acima da meta de 2% na região. Enquanto o instituto alemão Ifo vai publicar o seu o índice de confiança empresarial referente ao mês de dezembro.