Ford estima prejuízo de US$ 3 bi no setor de veículos elétricos em 2023

A perda projetada foi revelada na quinta-feira (23) em um encontro com investidores e analistas, onde também foi anunciado a mudança na divulgação de resultados da empresa

A Ford (FDMO34) estima que sua unidade de negócios de veículos elétricos perderá US$ 3 bilhões em 2023, mas continua no caminho para atingir uma margem antes dos impostos de 8% até o final de 2026, disse a empresa. As informações são da agência Reuters.

A perda projetada foi revelada antes de um briefing no meio da manhã de quinta-feira (23) para investidores e analistas. O encontro tinha como objetivo discutir detalhes do novo formato de relatório financeiro da montadora.

A partir dos resultados do primeiro trimestre deste ano, que serão anunciados em 2 de maio, a Ford começará a reportar por unidade de negócios, incluindo Model (veículos elétricos), Blue (veículos a combustão) e Pro (veículos comerciais e serviços).

A Ford projeta um prejuízo acumulado de três anos da unidade de veículos elétricos de 2021 a 2023 em US$ 6 bilhões de dólares, incluindo um prejuízo pró-forma no ano passado de US$ 2,1 bilhões de dólares. Mas, segundo a agência de comunicação, a companhia espera que a unidade seja lucrativa antes dos impostos antes do final de 2026.

Novo modelo de resultados da Ford

O diretor financeiro John Lawler disse que a Ford não divulgará mais os resultados financeiros por região, apenas por unidade de negócios, porque “é assim que estamos administrando a empresa agora”.

Ele disse que a Ford fornecerá vendas trimestrais e anuais e participação de mercado para os cinco principais mercados globais da empresa, mas não fará mais relatórios por região.

No ano passado, a montadora teve um prejuízo antes dos impostos de US$ 600 milhões de na China, empatou na Europa e registrou um modesto lucro de US$ 400 milhões de na América do Sul, com a maior parte de seu lucro antes dos impostos (Ebitda) de US$ 9,2 bilhões de dólares vindo da América do Norte.

A empresa espera que seu negócio de veículos comerciais Ford Pro quase dobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) este ano para US$ 6 bilhões, enquanto o negócio tradicional Ford Blue deve ter um aumento modesto para US$ 7 bilhões.

Lawler também reafirmou a meta da empresa de uma margem Ebitda ajustada de 10% até o final de 2026. Ele disse que a montadora terá capacidade global para fabricar 600 mil veículos elétricos até o final de 2023 e 2 milhões até o final de 2026 – “e pretendemos usar totalmente essa capacidade”.