A direção da Ford comunicou ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), que pretende expandir a equipe de engenheiros no centro de desenvolvimento de veículos do estado. Serão mais 500 profissionais em um time que já conta com mil contratados.
Vale salientar que, há um ano e três meses, a montadora havia comunicado que fecharia a fábrica em Camaçari, interior baiano. Porém, a Ford acabou mantendo os mil profissionais no centro de engenharia da companhia. Foram mais de 4 mil demissões na época.
Com o fechamento da fábrica, a equipe dedicada à pesquisa e desenvolvimento de produto da Ford foi deslocada para o Cimatec Park do Senai (erviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O projeto é um complexo tecnológico que também fica em Camaçari.
Além da área automotiva, o Cimatec Park planeja expandir as atividades nos setores de energia eólica, naval, petroquímica, biotecnologia e petróleo e gás, de acordo com o Valor Econômico.
Mesmo com o fechamento das fábricas, a equipe de engenharia foi mantida para que esses profissionais estão envolvidos em projetos de veículos globais, produzidos em outros países.
Em nota, o presidente da montadora na América do Sul, Daniel Justo, disse que o time brasileiro “tem uma contribuição importante na engenharia global da Ford, desenvolvendo produtos, patentes, tecnologias e softwares que estão ajudando a moldar o futuro da mobilidade”.
Além do parque tecnológico da Bahia, a estrutura de pesquisa e desenvolvimento da montadora inclui um campo de provas em Tatuí, no interior de São Paulo.
Ford mantém parcerias na Bahia
Além do Senai, na Bahia, a Ford manteve parcerias com a Universidade Federal e ações voltadas à comunidade, como o curso de desenvolvimento de software. Resultado de uma parceria com o Senai Cimatec, o curso oferece 80 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda.
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Já em São Paulo, a Ford anunciou a venda da fábrica de motores de Taubaté (SP) para a São José, a mesma incorporadora que adquiriu a fábrica em São Bernardo do Campo (SP), onde foram construídos galpões logísticos.