Anita Harley, a maior acionista da Pernambucanas, se encontra no meio de uma disputa judicial. A fortuna da empresária, que está em coma há seis anos e não tem filhos biológicos nem herdeiros declarados, agora está à mercê de outras pessoas, de acordo com informações divulgadas pelo “Fantástico”.
Anita, uma das mulheres mais ricas do Brasil, fez um documento em 1999 dando poderes à assessora da presidência da Pernambucanas, Cristine Rodrigues, para cuidar de sua saúde, função que já cumpria há décadas. O documento, conhecido como “testamento vital”, reconhece que Cristine deve responder por Anita e tomar decisões caso ela estivesse incapacitada ou inconsciente.
No entanto, outra funcionária de Anita que morou com ela por 20 anos, Sônia Aparecida Soares, afirma ser companheira da empresária. Sônia e seu filho de outro casamento, Arthur Miceli, se mudaram com Anita em 2009 para uma mansão no bairro da Aclimação, em São Paulo.
Leia também: Marketplace: aumento da concorrência encarece corrida, mas brasileiras seguem na liderança
Quando foi declarado que Cristine e o contador Toshio Kawakami seriam os responsáveis pela saúde e fortuna de Anita, Sônia entrou na Justiça. Afirmando que Arthur foi tratado como filho durante os anos em que moraram com Anita, Arthur foi reconhecido como filho socioafetivo e se tornou o herdeiro universal da fortuna da empresária.
Com a decisão, Arthur passou a ser o responsável pelos cuidados com a saúde e o patrimônio de Anita, além de obter poder de voto na Pernambucanas. O advogado de Arthur, Daniel Silvestre, assumiu a presidência do grupo recentemente.
Leia também: Magazine Luiza (MGLU3) tem prejuízo de R$ 161 milhões, revertendo lucro de R$ 258 milhões
Desde então, Cristine não cuidou mais de Anita, apesar de ter entrar na Justiça com diversos processos, que foram todos recusados. Em abril, Cristine entrou com um novo processo, desta vez de reconhecimento de união estável com Anita.
Pessoas próximas à empresária ouvidas pelo “Fantástico” criticaram a situação envolvendo a fortuna e se mostraram surpresas com a declaração. Agora, a decisão envolvendo o patrimônio da Anita Harley cabe à Justiça