Nesta terça-feira (13) O órgão de defesa da competição na França multou o Google (GOOGL) em R$3,6 milhões (500 milhões de euros), por descumprir ordem envolvendo a condução da negociação de direitos autorais com publicações do país.
Sob pena de multa adicional de até 900 mil euros por dia, a Google poderá sugerir uma proposta com o prazo de dois dias meses, sobre como vai compensar agências de notícias e outros produtores de conteúdo pelo uso de suas notícias.
A multinacional afirmou estar desapontada com a decisão, mas que irá cumpri-la. “Nosso objetivo continua o mesmo: queremos virar a página com um acordo definitivo. Vamos levar os comentários da agência de competição da França em consideração e adaptar nossas ofertas”, declara a companhia.
O Google é acusado pelas APIG, SEPM e AFP de fracassar em manter negociações de boa fé com eles para encontrar um campo comum para a remuneração de conteúdo noticioso online.
O caso se concentra sobre a ordem da agência de defesa da concorrência da França que teria sido violada pelo Google. A exigência obrigava a companhia a abrir negociações em até três meses com qualquer empresa de notícias que pedisse por elas.