Frigoríficos sofrem com embargos da China

BRF, Marfrig e Minerva registraram prejuízo no pregão desta quarta-feira

Os frigoríficos brasileiros foram destaque negativo no encerramento do pregão desta quarta-feira (20). A Minerva liderou as perdas com uma queda de 3,86%, seguido pela BRF e Marfrig, ambos com baixa de 2,03%. As companhias de proteína animal têm sofrido com os embargos da China, que já completaram 45 dias.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a exportação de carne bovina para o país asiático caiu 43% no mês de outubro. Em 2021, a China era responsável por importar 65% da proteína desossada e congelada exportada pelo Brasil.

De acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), o valor do arroba do boi foi o mais afetado com os embargos da China, o estudo aponta que o preço do condimento caiu mais de 13% em relação ao mês passado.

Além disso, os frigoríficos foram afetados pela diminuição do preço médio da carne bovina, na qual caiu 8% no mês de outubro. Apesar da queda, o alimento ainda está 26% mais caro se comparado com o mesmo período do ano passado.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile