M&A no streaming esportivo

General Atlantic e XP compram fatia de agência dona da CazéTV

O streaming se tornou o maior canal de esportes do YouTube Brasil

CazéTV
CazéTV (Foto: reprodução)

A agência de esportes e mídia LiveMode, com a CazéTV como um de seus principais negócios, anunciou recentemente a venda de uma participação minoritária significativa para a General Atlantic e um fundo de private equity da XP.

Embora os valores da captação inicial não tenham sido revelados, a General Atlantic liderou o investimento, com a XP participando por meio de seu segundo fundo. As informações foram divulgadas pelo Brazil Journal.

Seguindo os passos de empresas como a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1 e do MotoGP, e a Endeavor, que adquiriu o UFC e a WWE, a LiveMode busca rejuvenescer suas audiências e impulsionar sua receita publicitária.

Os recursos captados serão destinados à aquisição de participações em ligas de futebol e esportes olímpicos, bem como ao investimento em esportes emergentes e internacionalização.

“Sempre crescemos com o capital dos sócios e somos rentáveis desde o dia zero, mas esse investimento vai ser relevante para acelerarmos todas essas vias de crescimento,” o sócio da LiveMode, Leonardo Lenz Cesar, disse ao Brazil Journal.

LiveMode, dona da CazéTV: trajetória de inovação no streaming esportivo

Em 2017, Sergio Lopes e Edgar Diniz fundaram a LiveMode, também conhecidos por terem criado o antigo canal Esporte Interativo, vendido para a Turner em 2015.

Em 2023, Cesar, outro dos fundadores do Esporte Interativo, juntou-se à LiveMode após quatro anos na Meta. A proposta dos sócios era estabelecer um hub de soluções para clubes, ligas e federações transmitirem conteúdos mais robustos nas mídias digitais e no streaming, melhorando sua distribuição e monetização.

A primeira transmissão da LiveMode foi da Copa do Nordeste, em parceria com a Liga do Nordeste. Em seguida, seguiram-se os campeonatos paranaense e paulista, entre outros eventos.

Entretanto, o ano de 2022 marcou uma transformação crucial para a empresa. A FIFA buscou a LiveMode para desenvolver um modelo de streaming para a Copa do Mundo, após a Globo abrir mão da exclusividade na internet para reduzir custos.

Embora a FIFA desejasse um serviço próprio de streaming, a LiveMode considerou que não seria viável, uma vez que o conteúdo já era distribuído gratuitamente pela Globo.

Surgiu então a ideia de lançar a CazéTV em parceria com Casimiro Miguel, um dos influenciadores mais populares do Brasil, com o intuito de oferecer uma cobertura alternativa à TV aberta.

CazéTV se torna o maior canal de esportes do YouTube Brasil

Em janeiro deste ani o CazéTV, canal especializado em transmissões esportivas liderado pelo streamer Casimiro Miguel em colaboração com a produtora LiveMode, comemorou um marco significativo: ultrapassou a marca de 10,5 milhões de inscritos no YouTube.

A revelação foi feita durante a cobertura de um jogo da Copinha São Paulo, torneio de futebol de base, que está sendo transmitido no canal.

Além dos jogos da Copinha, a CazéTV também está transmitindo partidas da Bundesliga (Alemanha) e do Cariocão, além do início do Paulistão 2024 neste final de semana.

A ascensão do canal ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19, quando Casimiro Miguel ganhou projeção com vídeos de reações e transmissões ao vivo de jogos, conquistando recordes e cativando uma grande base de seguidores.

Em 2022, durante a Copa do Mundo do Qatar, o influenciador também participou das transmissões, contribuindo ainda mais para o sucesso e crescimento do canal.