Fusões entre gigantes da mineração

Glencore considera fazer oferta pela Anglo American

Na semana passada, a Anglo rejeitou uma oferta de compra da BHP, outra gigante da mineração

Glencore
Glencore estuda comprar Anglo /Divulgação

A mineradora Glencore está ponderando a possibilidade de apresentar uma oferta para adquirir a Anglo American, segundo duas fontes familiarizadas com a situação afirmaram a Reuters.

Glencore Xstrata plc é uma empresa multinacional de commodities de mineração com sede internacional em Baar, na Suíça

Na semana passada, a Anglo rejeitou uma oferta de compra da BHP, outra gigante da mineração. No entanto, as deliberações dentro da Glencore ainda estão em estágio interno e podem não culminar em uma proposta concreta, conforme mencionou uma das fontes.

A proposta negada na última sexta-feira (26) pela companhia noter-americana incluía uma oferta de compra da concorrente australiana BHP, que totalizava U$ 38,8 bilhões (o equivalente a R$ 200,4 bilhões na cotação atual).

A oferta foi negada pela mineradora por considerá-la abaixo do esperado e “pouco atrativa”.

O presidente do conselho de administração da Anglo American, Stuart Chambers, havia afirmado que a oferta da BHP foi “oportunista” e não reflete adequadamente o potencial da empresa.

“A proposta da BHP é oportunista e não valoriza as perspectivas da Anglo American”, disse o presidente da Anglo, Stuart Chambers, em comunicado.

Anglo American pretendida por rivais

Anglo tem sido há tempos considerada como uma possível aquisição entre as principais empresas de mineração, principalmente devido às suas operações atrativas de cobre na América do Sul, em um momento em que a indústria busca ampliar suas reservas deste metal, crucial para a transição energética verde. 

No entanto, os potenciais interessados têm sido desencorajados pela complexidade da estrutura e diversidade de outras commodities da Anglo, que vão desde platina até diamantes, e especialmente pela sua forte presença na África do Sul. 

A BHP tentou lidar com esse desafio sugerindo que a Anglo separasse suas duas unidades sul-africanas como uma condição para a aquisição, uma proposta que foi rejeitada pela Anglo.