A Copa do Mundo ainda nem começou e a Globo já está faturando alto por conta da principal competição esportiva do planeta, marcada para novembro deste ano no Catar. Após fechar com três patrocinadores, a emissora passou a exibir as marcas em comerciais nesta semana. Ao somar o pacote comercial da competição organizada pela Fifa com as transmissões de futebol nacional, a “platinada” prevê um faturamento de R$ 2,8 bilhões, segundo o “Notícias da TV”.
Banco Itaú, Claro e Ambev, que irá expor a marca Brahma, foram as três empresas que se anteciparam e compraram cotas de patrocínio da Copa do Mundo na Globo. Ainda de acordo com a publicação, as companhias pagaram mais de R$ 200 milhões.
A emissora não coloca um valor fixo e, com isso, negocia cada cota individualmente. Como exemplo, na Copa da Rússia, a líder de audiência vendeu seis planos por R$ 180 milhões e arrecadou R$ 1,08 bilhão com os jogos.
Restando oito meses para o início da competição, março está sendo tratado como uma espécie de aquecimento dos trabalhos. No próximo mês, as chamadas já serão intensificadas a partir do sorteio dos grupos da Copa, que ocorre no dia 1º de abril.
A Globo espera fechar com todos os patrocinadores ainda neste mês e, assim, começar a entrega completa planejada. Ainda existem, pelo menos, outras três cotas disponíveis.
Em conjunto com o futebol nacional, no qual a Globo vendeu sete cotas e arrecadou cerca de R$ 1,8 bilhão, a estimativa da emissora é ter uma arrecadação recorde de R$ 2,8 bilhões.
Ao todo, serão 56 jogos ao vivo na programação e outros oito em gravação exibida na madrugada, porque os duelos decisivos dos grupos na última rodada acontecem no mesmo horário. A Globo planeja enviar ao menos 100 profissionais para o Oriente Médio. Eric Faria será o correspondente e ficará seis meses no país.