O Google (GOGL34) divulgou nesta terça-feira (27) o seu Relatório de Impacto Econômico de 2022. De acordo com o documento, a companhia gerou mais de R$ 153 bilhões em atividades econômicas para milhões de empresas brasileiras, ONGs, publishers, criadores e desenvolvedores, por meio do Google Ads, Google Play e YouTube.
Pela primeira vez, o Relatório também inclui dados do Google Cloud, tendo o Google Cloud Workspace gerado R$ 31 bilhões em benefícios para usuários comuns que usam as ferramentas Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive e Fotos diariamente. A pesquisa foi produzida pela consultoria Access Partnership.
Além disso, os profissionais que utilizaram a suíte economizaram 264 horas, ou 33 dias úteis, em 2022, com tarefas que vão desde armazenamento e compartilhamento de arquivos até reuniões.
Outro número sem precedente são os 238.000 empregos gerados pelo ecossistema de desenvolvimento de aplicativos Android. A Google Play gerou R$ 4 bilhões para desenvolvedores em 2022.
Novidades
Ainda nesta terça, o Google anunciou que os brasileiros que usam a Carteira do Google serão os primeiros no mundo a ter acesso a um novo recurso que permite pagamentos por meio de códigos QR. A novidade, que será lançada nos próximos meses, permite que qualquer dispositivo Android faça pagamentos digitais com cartões de crédito e débito com a câmera do telefone para escanear códigos dinâmicos em máquinas de pagamento.
Esse recurso foi pensado e desenvolvido para atender às necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela significativa dos smartphones não possui nfc, tecnologia utilizada em meios de pagamento sem contato. O recurso leva a segurança e a facilidade dos pagamentos digitais da Carteira do Google para mais pessoas.
Além disso, para colaborar com o crescimento econômico da área e ajudar a promover destinos turísticos do país, a companhia vai lançar uma parceria multifacetada com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). “Vamos ajudá-los na criação de vídeos sobre os principais destinos turísticos brasileiros e usar o YouTube Shorts para divulgá-los em todo o mundo”, diz a empresa.
Outra novidade é a parceria com o Embratur Lab, setor de inovação da agência, para facilitar a digitalização de pequenas e médias empresas de turismo com foco em atrativos regionais. O objetivo é capacitar 35.000 empreendedores para ajudar na atualização de perfis de negócios e ensinar como monitorar tendências de interesse por viagens com base em dados do Google.