A Gol (GOLL4) declarou nesta terça-feira (28) que sua holding controladora, Abra, comunicou à companhia que iniciou conversas com a Azul (AZUL4) para “explorar oportunidades”.
A Abra detém 50% do capital social da Gol (GOLL4) e também é o maior credor garantido da aérea, que está em recuperação judicial nos EUA.
A Gol acrescentou que um “eventual acordo” pelo Grupo Abra com a Azul não seria vinculante para a empresa, conforme divulgado pelo “InfoMoney”.
Gol (GOLL4): JPMorgan diz que plano de 5 anos é bem-vindo
A Gol (GOLL4) anunciou nesta segunda-feira (27) seu plano de negócios de cinco anos, projetado para apoiar os próximos passos do processo de Chapter 11, iniciado em janeiro de 2024.
O JPMorgan caracteriza o anúncio do plano financeiro de cinco anos como mais um marco no processo de recuperação judicial da companhia nos EUA e uma medida bem-vinda.
No entanto, reafirma sua preferência pela Copa Airlines na América Latina, considerando-a a principal escolha entre as companhias aéreas.
O plano prevê o refinanciamento de US$ 2,0 bilhões em dívidas garantidas de longo prazo e a emissão de US$ 1,5 bilhão em novas ações, que apoiarão o pagamento de seu DIP de US$ 1,0 bilhão e aumentarão sua posição de liquidez. No entanto, os termos e condições ainda precisam ser decididos, destaca o JPMorgan.
O JPMorgan mantém classificação underweight (exposição abaixo da média do mercado, equivalente à venda).
JPMorgan pontua
Conforme o relatório do JPMorgan, a Gol deve iniciar um processo competitivo no início de junho para avaliar as propostas de financiamento de saída, o que pode levar até o 3T24 ou 4T24 para ser concluído.
Como resultado, espera-se que a dívida líquida alcance 3,6 vezes em 2025, diminuindo gradualmente para 2,9 vezes e 1,7 vez em 2026 e 2029, respectivamente.
Nesse cenário, a empresa tem expectativa de recuperar os níveis de capacidade doméstica pré-covid até 2026.