Em parceria com o Universal Orlando Resort, a Gol (GOLL4) lançou um avião estilizado em homenagem a saga Harry Potter. A empresa personalizou uma das aeronaves de sua frota para realizar a rota ligando o Brasil a Orlando, nos EUA.
Avião da Gol personalizado do filme Harry Potter Foto: Gabriel Rosa / Divulgação
Os voos do “avião do Harry Potter” se iniciaram nesta segunda-feira (29). Além do exterior, que foi pintado e adesivado, o interior da aeronave da Gol também recebeu um tratamento visual em alusão à atração do parque na Flórida.
Avião da Gol personalizado do filme Harry Potter Foto: Gabriel Rosa / Divulgação
Os compartimentos onde ficam as bagagens possuem fotos das personagens do universo mágico, como Hagrid e Dumbledore.
As mesas dos assentos também possuem um mapa decorativo de Hogsmeade e do Beco Diagonal, duas áreas temáticas da atração The Wizarding World of Harry Potter, do parque da Universal.
Avião da Gol personalizado do filme Harry Potter Foto: Gabriel Rosa / Divulgação
Avião do HP da Gol deve durar um ano
O avião, fruto de uma parceria entre as empresas, tem previsão de durar um ano, segundo o UOL. O contrato prevê apenas uma unidade personalizada no momento, e o avião escolhido foi o PR-XMR, que já voava pela companhia aérea.
Engenheiro de estruturas da empresa, Samuel Cunha Diniz explica que o processo de adesivagem é feito por partes, com sobreposição entre os painéis. “Isso evita que entre água ou que o vento arranque o adesivo com a velocidade”, diz o engenheiro.
Avião da Gol personalizado do filme Harry Potter Foto: Gabriel Rosa / Divulgação
Todo o processo foi feito no hangar da Gol Aerotech, no aeroporto de Confins, em Minas Gerais. O primeiro voo, realizado na manhã desta segunda-feira (29), ligará o aeroporto de Brasília a Orlando.
Azul e Gol decolam na bolsa
As ações de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) decolaram no pregão da última quinta-feira (24), na bolsa de valores de São Paulo (B3). Os papéis da Azul subiram 5,62%, cotados a R$ 18,23, enquanto as ações da Gol tiveram alta de 5,49%, a R$ 11,92. No acumulado dos últimos cinco pregões, Azul e Gol subiram 7,87% e 8,27%, respectivamente.
De acordo com analistas consultados pelo BP Money, apesar de não existir um motivo específico para a alta das empresas do setor aéreo, essas companhias têm sido beneficiadas pela queda do preço do petróleo e pelas perspectivas de uma manutenção ou redução dos juros em um horizonte não tão distante.
Nos últimos 30 dias, as ações da Azul tiveram alta de 64,68%. Já os papéis da Gol subiram 46,44%.