Governo dos EUA rejeita protesto da Blue Origin sobre escolha da SpaceX para missão à Lua

Decisão do GAO é resultado de um processo que se iniciou em 2019

O Government Accountability Office (GAO), entidade fiscalizadora dos Estados Unidos, informou na última sexta-feira (30) que rejeitou os protestos da Blue Origin e Dynetics em relação a NASA ter escolhido em abril a SpaceX para desenvolver a espaçonave que será usada para levar astronautas novamente à superfície da Lua.

De acordo com o Canaltech, a decisão do GAO é resultado de um processo que se iniciou em 2019, no qual as três empresas disputam contrato com a agência espacial para construir o módulo de pouso lunar, porém no final a NASA optou pelo veículo da SpaceX.

“A NASA reconhece que levar astronautas norte-americanos novamente à Lua, pela primeira vez desde o programa Apollo, e estabelecer a presença humana de longo prazo na Lua, é uma prioridade para a administração Biden, e essencial para a manutenção da liderança no espaço”, afirmou a agência. E completou, “A NASA avança com urgência, mas a segurança dos astronautas é a prioridade, e a agência não sacrificará a segurança da tripulação na busca do objetivo de estabelecer a presença de longo prazo na Lua”.