A estimativa é que o plano de recuperação judicial do Grupo Dia seja enviado à Justiça até segunda-feira (3), de acordo com apuração do “Valor”. As dívidas concursais da companhia chegam a R$ 1,1 bilhão.
A venda de todos os supermercados Dia Brasil, do Grupo Dia, para a Lyra II Fundo de Investimentos, montado pela MAM Asset, para viabilizar a operação, foi anunciada nesta sexta-feira (31). O Banco Master não terá relação e não entrará na sociedade do negócio.
Sendo assim, o novo controlador da empresa, através do fundo, junto com os credores, devem negociar condições para a criação de uma nova categoria de credores, de acordo com o jornal.
Essa nova categoria não terá “haircut” na dívida em troca de manter as condições comerciais de venda, estabelecidas antes da recuperação, para a varejista.
O nome do único cotista do fundo criado para a transição não foi divulgado, mas seu papel será de investidor estratégico e dará sequência ao negócio, segundo o veículo de notícias.
Grupo Dia: pedido de RJ não deve levar a fechamento de lojas
Dessa forma, não está previsto fechamento de lojas, excluindo a que já ocorreu no anúncio da recuperação. Assim como não há previsão de descontinuidade da marca Dia no Brasil, conforme revelou a apuração.
O Grupo Dia já fechou 343 lojas entre março e abril, após liquidar os estoques. No momento restam 244 unidades, sendo 123 franquias e 121 unidades próprias da empresa.
Respondendo a pedido dos franqueados, algumas lojas de franquias foram desligadas do sistema entre abril e maio.
“Os espanhóis [do grupo Distribuidora Internacional de Alimentación] receberão royalties com a operação da marca no país, e eles têm todo o interesse que o fundo mantenha a operação em atividade. Mas será um negócio numa escala bem menor e concentrado apenas em São Paulo”, disse uma das fontes do “Valor”.
Para manter a atividade do Grupo Dia no Brasil, o modelo de venda envolve capitalização da empresa, porém o pagamento da dívida, cuja controladora espanhola era garantidora, ainda ocorrerá.
Sendo assim, o balanço da companhia sentirá o impacto negativo de €$ 101 milhões com o negócio. Mas devem conseguir ajustar seu balanço dos efeitos de Brasil, uma das meta dos espanhóis, de acordo com o veículo.