Grupo Soma (SOMA3) releva cenário econômico e cresce com “renda mais alta”

Em entrevista ao BP Money, Tiago Dowsley, diretor do Soma, afirmou que as marcas e os produtos devem evoluir ainda mais em 2022

O atual cenário econômico do Brasil pode não ser dos melhores, mas algumas empresas têm sentido menos os impactos do “pós-pandemia” e seguem em ritmo de crescimento. É o caso do Grupo Soma (SOMA3), uma das líderes no varejo de moda no Brasil. Segundo Tiago Dowsley, diretor de transformação digital da companhia, a empresa não sentiu “nenhuma desaceleração”, mesmo com a economia instável.

“O Grupo Soma teve uma evolução (nos últimos meses). A gente trabalha, em geral, com rendas mais altas, e as marcas estão vendendo muito bem neste primeiro trimestre. Temos acelerado cada vez mais”, disse Dowsley. O Grupo Soma é dono das marcas Farm, Animale, NV e Hering, entre outras. 

De acordo com o executivo, o mercado de atuação da empresa é bastante fragmentado. Isso acaba ajudando a empresa a ganhar de um lado quando perde em outro. Ou seja, se a marca X, que tem um público alvo de renda média, para de vender, a marca Y – de alta renda – vende mais e equilibra a balança. 

“A gente não tem sentido (os efeitos do atual cenário econômico) e acreditamos que vamos evoluir as marcas e os produtos cada vez mais”, afirmou o executivo do Grupo Soma. 

Segundo Alisson Calgaroto, diretor de tecnologia e inovação do Grupo Soma, a preparação da empresa para cenários atípicos e o fato de não abrir mão do “bom time” durante a pandemia foram fundamentais para que a companhia seguisse em um bom ritmo.
 
“Sempre depois do momento ruim vem um momento bom, e agora a gente acaba estando a frente do mercado neste momento e não sofremos tanto com uma possível estagnação (da economia)”, afirmou Calgaroto em entrevista ao BP Money.

Veja também: Le Biscuit segue passos no varejo e planeja abertura de IPO “em breve”

O executivo disse ainda que as marcas que estão sob o guarda-chuva do grupo são muito fortes, o que ajuda ainda mais na constância de resultados, mesmo em momentos não tão favoráveis da economia. 

“Temos marcas que por si só já são superpotências. Profissionais bons com marcas boas tem tudo pra dar certo”, finalizou Calgaroto.

Resultados do Grupo Soma no 4T21

O Soma apresentou lucro líquido de R$ 47,4 milhões no 4T21. O resultado representa uma alta de 18,9% em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado de 2021, a empresa teve lucro de R$ 211,9 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 69,7 milhões apresentado no ano anterior. 

A receita líquida do Grupo Soma em 2021 ficou em R$ 2 bilhões. Em 2020, a receita foi de R$ 1,2 bilhões.