Harley-Davidson planeja lançar a motocicleta elétrica em 2024

Empresa desmembrou sua divisão de motocicletas elétricas, a LiveWire, que abriu o capital em 2022

A Harley-Davidson planeja introduzir um modelo elétrico de motocicleta no mercado do Japão em 2024, disse Jochen Zeitz , CEO da companhia, ao “Nikkei Asia” na sexta-feira (19).

A empresa está atualmente avaliando se lançará o LiveWire One nos EUA (Estados Unidos) no próximo ano ou se optará por um novo modelo. O presidente, Zeitz, não revelou detalhes sobre o preço esperado.

Ele mencionou que o novo modelo, com previsão de lançamento em terras norte-americanas entre junho e julho, seguido pela Europa, é de tamanho menor em comparação ao LiveWire One e pode ser mais adequado para o mercado japonês.

A Harley-Davidson optou por separar sua divisão de motocicletas elétricas em uma empresa independente chamada LiveWire, a qual realizou uma oferta pública inicial (IPO) em 2022. Além disso, na sexta-feira, a Harley-Davidson Japan apresentou dois novos modelos de sua linha CVO de motocicletas equipadas com motor a gasolina. As pré-vendas dessas motos, com preços iniciais em torno de 5,5 milhões de ienes (US$ 39 mil), foram iniciadas.

“A série CVO tem uma história que remonta a 1999. Os novos modelos seguem o design dos antecessores e mostram respeito a essa história, ao mesmo tempo em que se destacam como algo novo”, disse Kazuo Noda, da Harley-Davidson Japan.

Harley-Davidson lança mountain bike elétrica que se conecta à nuvem

A empresa de bicicletas elétricas Serie1, que pertence à empresa norte-americana Harley-Davidson, apresentou sua primeira mountain bike elétrica habilitada para software, a Bash/Mtn. Projetada para circuitos off-road (“fora da estrada”, em inglês), a bicicleta, de visual atraente e construção de alta qualidade, promete exigir menos manutenção graças ao seu design simplificado, de acordo com o site da fabricante.

A novidade terá preço sugerido de US$ 3.999 e será exclusiva: apenas 1.050 unidades foram fabricadas, de acordo com o site norte-americano The Verge. 

A Bash/Mtn foi nomeada “parceira estratégica de e Mobility” pelo Google Cloud, fazendo com que a fabricante norte-americana Serie1 esteja entre as primeiras a incorporar o software do Google (GOGL34) em seus veículos. 

Entre as muitas vantagens que as bicicletas elétricas habilitadas para software oferecem, a tecnologia do Google permite que os usuários rastreiem seus passeios, coletem dados e tenham acesso a várias outras funções. É uma tendência crescente no mercado de bikes elétricas a inclusão de software ligado à nuvem. 

Além dos muitos recursos IoT (Internet das Coisas, em inglês) que a tecnologia do Google Cloud traz para a bike, ela também garante que o usuário esteja sempre conectado à sua bicicleta. 

A nova bicicleta apresenta muitos dos recursos de outros modelos já vendidos pela companhia Serie1. Correia Gates Carbon Drive, motor de acionamento intermediário Brose S Mag, freios a disco hidráulicos TRP, cabos e fios roteados internamente e iluminação LED integrada estão incluídas no modelo. 

A nova mountain bike elétrica tem uma bateria autônoma de 48 a 153 quilômetros rodados, dependendo do terreno e modo utilizado. 

Em outubro de 2020, a empresa norte-americana de motocicletas Harley-Davidson desmembrou a empresa Serie1 como uma empresa separada de bicicletas elétricas, com a promessa de revolucionar a mobilidade de pessoas sustentável por meio de tecnologia avançada.