Os herdeiros do magnata Leonardo Del Vecchio, fundador da EssilorLuxottica, a maior empresa de óculos do mundo, a Ray-Ban, estão previstos para receber um recorde de cerca de 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão) até o final de 2024, dois anos após sua morte.
O family office da família, Delfin Sarl, sediado em Luxemburgo, viu o valor de suas participações aumentar em 50% nos últimos dois anos, atingindo agora 40 bilhões de euros, conforme comunicado recente. Os dividendos para 2023 foram de cerca de 890 milhões de euros.
A Delfin é a principal acionista da EssilorLuxottica, detentora das marcas Ray-Ban e Oakley, além de possuir participações em empresas como Mediobanca, Assicurazioni Generali e Covivio.
Os herdeiros de Del Vecchio, que dividiram sua fortuna igualmente entre sua esposa, seis filhos e o filho de sua esposa, ainda não chegaram a um acordo final sobre seu testamento.
Francesco Milleri, braço direito de Del Vecchio, foi nomeado para liderar o império de óculos que ele construiu.
Desde a morte de Del Vecchio, Milleri tem trabalhado para alcançar o objetivo de ultrapassar uma avaliação de mercado de 100 bilhões de euros e expandir as aplicações tecnológicas dos óculos.
As ações da EssilorLuxottica subiram cerca de 14% no ano, elevando o valor de mercado da empresa para quase 95 bilhões de euros.
Leonardo Del Vecchio: do orfanato ao bilionário dono da Ray-Ban
O 3do3no3 da Ray-Ban, Leonardo Del Vecchio foi presidente e fundador da Luxottica, o maior grupo varejista global de óculos e lentes.
Sua jornada começou nos anos 60, quando fundou a empresa que se tornaria uma referência no setor, graças à sua visão de negócios e governança corporativa.
Sua história de vida inclui ter passado parte da infância em um orfanato e desenvolvido interesse por óculos desde cedo.
Essa paixão combinada com sua habilidade no ramo levou-o a se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 25,8 bilhões pela Forbes em 2021, ocupando a 62ª posição na lista de bilionários.
O empreendedor fundou a Luxottica aos 25 anos, e ao longo de quase seis décadas, ela se tornou a principal varejista global do setor.
Ao contrário de muitos líderes empresariais, Del Vecchio não parou de se aprimorar após o sucesso de sua empresa.
Ele se formou em administração de empresas em 1995, pela Universidade de Veneza, e continuou a se especializar no setor de negócios, demonstrando seu compromisso constante com a excelência e inovação.