Hidrelétricas têm melhor nível em dezembro desde 2018

Nordeste deve registrou maior volume, com reservatórios com 50% de sua capacidade

Sinalizando uma melhora das hidrelétricas, os reservatórios terminaram o ano com o maior volume registrado desde 2018, de acordo com o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O volume de água esteve maior em todos os quatro subsistemas: Norte, Sul, Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, onde deve ser registrado o maior volume, com os reservatórios em 50% da sua capacidade, segundo o documento.

De acordo com o boletim, a semana operativa mantém o padrão observado nas últimas semanas, com a formação de um sistema de baixa pressão, ao largo da costa da Região Sul, que favorece a formação de um novo corredor de umidade.

“Portanto, há previsão de precipitação acima da média semanal para as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco e Parnaíba. As demais bacias de interesse do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentam previsão de precipitação abaixo da média semanal”, disse o ONS.

Além disso, o documento indica ainda que a carga de energia esperada para o mês de dezembro deve ter um recuo de 0,6% perante à carga de dezembro de 2020, com o volume estimado ficando em 70.631 MegaWatts (MW) médios.