E-commerce

Holding da Temu vê queda da receita em meio a forte concorrência

Os rivais agressivos do setor ameaçam os ganhos da Temu, com isso, as ações da PDD Holdings, empresa que controla a plataforma, caíram fortemente

Temu

Após o alerta da PDD Holdings, varejista chinesa proprietária da Temu – plataforma de e-commerce – de que o crescimento da receita diminuirá inevitavelmente, as ações da empresa tiveram a maior queda desde 2022. 

O destaque dessa diminuição das receitas são os desafios de sustentar o ritmo de expansão da Temu em meio aos rivais agressivos como a ByteDance. 

Chen Lei, cofundador da empresa, reiterou que a trajetória atual da PDD não era sustentável, em um momento em que concorrentes como o TikTok, da ByteDance, e o Alibaba Group, travam uma competição por consumidores que preocupam cada vez mais com a renda familiar.

Na sessão desta segunda-feira (26) as ADRs da PDD na Bolsa de Nova York caíram 28,51%, a pior perda intradiária da ação desde 24 de outubro de 2022.

Para impulsionar sua presença global e compensar as dificuldades da economia chinesa, a empresa investiu muito na Temu, porém os executivos frearam as expectativas sobre o desempenho da unidade no exterior à medida que a concorrência se ampliava.

Controladora da Temu espera piora na concorrência

Anteriormente, Chen Lei havia dito, de acordo com a “Bloomberg”, que a PDD precisava investir mais no apoio aos comerciantes na plataforma – enquanto os rivais tentam atraí-los.

“A concorrência veio para ficar e espera-se que se intensifique em nosso setor”, disse Chen aos analistas durante um briefing após os resultados. 

“O alto crescimento da receita não é sustentável, e uma tendência de queda na lucratividade é inevitável”, continuou.

A receita da empresa de comércio eletrônico fechou em 97,1 bilhões de yuans – equivalente a US$ 13,6 bilhões – no segundo trimestre, um resultado abaixo da estimativa média de 100 bilhões de yuans. No lucro líquido a projeção era de 27,5 bilhões de yuans e a empresa registrou de 32 bilhões de yuans no período.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile