Hurb é alvo de ação coletiva por consumidores no Rio de Janeiro

Lesados pela plataforma de viagens se uniram e protocolaram uma petição que pede bloqueio de bens e compensação por danos morais

Lesados pela plataforma de viagens Hurb se uniram e protocolaram, nesta segunda-feira (1º), uma petição inicial de ação coletiva para o bloqueio judicial nas contas da empresa, com o objetivo de pagamento de indenizações, além da compensação por danos morais individuais, em valor, a ser fixado pelo Juízo. Com informações do “Info Money”.

A ação é movida pelo Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania) e foi entregue à 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Interessados em participar poderão se habilitar na ação após a publicação em Diário Oficial de edital de chamamento, como informou na petição o advogado especializado em direito do consumidor Gabriel de Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci.

Segundo dados da plataforma consumidor.gov consultados pelo “Info Money”, foram mais de 7 mil reclamações nos primeiros três meses deste ano, e outras 12 mil em 2022. Além disso, o índice de solução das demandas no site caiu de 64% (2022) para 45% (2023).

Governo deu 48h para Hurb se explicar

Na sexta-feira (28), a Hurb foi acionada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para responder a processo administrativo e recebeu cerca de 48h para provar ao governo que tem condições financeiras para cumprir com as vendas de pacotes de viagens para clientes.

A não apresentação do documento comprobatório pode resultar em uma multa de R$ 50 mil, além da interrupção das atividades da Hurb. A medida foi publicada no Diário da União na própria sexta, de acordo com informações divulgadas pelo G1.

O que aconteceu com a Hurb?

Desde meados de abril, a empresa vem sendo um dos assuntos mais comentados da internet pelo até então CEO e fundador da empresa, João Ricardo Mendes, renunciar ao cargo após aparecer em um vídeo xingando um cliente que reclamava do serviço.

Segundo especialistas ouvidos pelo BP Money, além da crise de governança, a Hurb se encontra em uma situação onde “as contas não fecham”. Isso porque, durante a pandemia, a empresa começou a vender pacotes a longo prazo por preços muito baixos, o que foi bom para manter o caixa na época da Covid-19 – diferente dos concorrentes que sofriam com a redução drástica das receitas – mas que trouxe prejuízos futuros.

Na internet, diversos relatos de pessoas lesadas pela plataforma foram publicados. O BP Money ouviu um deles, a história do analista de marketing Henrie Paulo Copque. Em 2021, ele adquiriu três pacotes com a Hurb, mas optou por cancelar os passeios e solicitou o reembolso integral dos valores – cujo qual tinha direito, segundo as diretrizes do site. A partir daí, os problemas começaram.

“Tinha cerca de R$ 4.700 para receber […] Demorei meses para receber duas partes dos valores e até hoje não me pagaram [o último dos três pacotes]. Estou nessa situação há anos e eles com meu dinheiro ainda. Já abri 29 protocolos com eles e duas reclamações no Reclame Aqui, mas nada resolveu. Agora, nem acessar minha conta para ver os números de protocolo eu consigo”, disse.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile