O Hurb abriu um canal de “Devolução Voluntária” dos pacotes pagos, que tem o objetivo de “coibir a recompra de pacote por terceiros de má-fé”. O novo canal faz parte do plano de ação apresentado pela empresa para a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, para solucionar as queixas dos consumidores por pacotes não honrados. As informações são jornal “O Globo”.
De acordo com a publicação, a devolução voluntária dos pacotes é hoje a saída mais barata para resolver a crise da agência de turismo digital, que enfrenta problemas de fluxo de caixa dado que os preços praticados há um ou dois anos, quando os pacotes foram vendidos, não cobrem os custos das passagens nem dos hotéis.
O plano de ação foi protocolado ontem tarde da noite na Senacon e está agora sob análise da área técnica do órgão. O jornal não teve acesso ao plano de ação. Em nota, o Hurb reiterou que “os clientes que adquiriram pacotes com a companhia irão viajar”.
A empresa diz ainda que se comprometeu, junto à Senacon, a dar mais transparência nas informações sobre os pacotes, desde o período anterior à compra até a viagem propriamente dita. Isso inclui a comunicação de perguntas e respostas nas páginas do Reclame Aqui e “novas funcionalidades” na central de ajuda em seu próprio site.
A empresa diz que respondeu 100% dos contatos registrados no Reclame Aqui e que 99,4% das dúvidas registradas no site Consumidor.gov “foram endereçadas”. A empresa voltou a afirmar que já deu início à regularização de pagamentos de faturas em aberto junto a parceiros e à rede hoteleira e que diz que está “mantendo um canal aberto de diálogo” com hotéis e associações do setor.
Na nota à imprensa, a empresa não sabe quanto tem em caixa nem quanto vai precisar para honrar todos os pacotes. Sem entrar em detalhes, a empresa diz que “segue em comunicação constante com as instituições financeiras” e que contratou uma assessoria financeira “com reconhecida experiência no mercado”. O Hurb diz estar trabalhando junto com essa assessoria “para concluir a resolução das questões mapeadas”.
Clientes relatam cancelamentos de voos
Depois de problemas em hospedagem de hóteis, clientes da Hurb relataram dificuldades em conseguir embarcar em voos que já estavam agendados pela agência de viagem.
Segundo diversos clientes relataram nas redes sociais nos últimos dias, mesmo depois de confirmarem seus códigos de reserva junto às companhias aéreas com antecedência, não conseguiram fazer check-in. Um internauta disse que ligou para a companhia aérea e foi informado de que o bilhete não foi emitido “por falta de pagamento.” As informações são do jornal “O Globo”.
De acordo com a publicação, nos bastidores, fontes do setor aéreo dizem que algumas companhias só estão aceitando reservas de clientes da Hurb após pagamento à vista feito pela startup.
Outros consumidores relataram ter recebido email da Hurb a poucas horas do voo informando que havia um problema com o bilhete e que, por isso, a viagem deveria ser remarcada. Um post disse que a mensagem da companhia pedia expressamente para que o viajante não fosse ao aeroporto.
Procurada, a Hurb disse que “por problemas operacionais, alguns voos adquiridos na plataforma de viagem não foram confirmados junto à companhia aérea.”
“A empresa informa que, ao tomar conhecimento da situação, iniciou uma força-tarefa para solucionar a questão, tendo a companhia entrado em contato com os clientes impactados via e-mail e SMS para minimizar quaisquer transtornos. A empresa aproveita para frisar que está trabalhando na emissão de novos vouchers e se compromete com a realocação de todos os viajantes.”