Depois de problemas em hospedagem de hóteis, clientes da Hurb relataram dificuldades em conseguir embarcar em voos que já estavam agendados pela agência de viagem.
Segundo diversos clientes relataram nas redes sociais nos últimos dias, mesmo depois de confirmarem seus códigos de reserva junto às companhias aéreas com antecedência, não conseguiram fazer check-in. Um internauta disse que ligou para a companhia aérea e foi informado de que o bilhete não foi emitido “por falta de pagamento.” As informações são do jornal “O Globo”.
De acordo com a publicação, nos bastidores, fontes do setor aéreo dizem que algumas companhias só estão aceitando reservas de clientes da Hurb após pagamento à vista feito pela startup.
Outros consumidores relataram ter recebido email da Hurb a poucas horas do voo informando que havia um problema com o bilhete e que, por isso, a viagem deveria ser remarcada. Um post disse que a mensagem da companhia pedia expressamente para que o viajante não fosse ao aeroporto.
Procurada, a Hurb disse que “por problemas operacionais, alguns voos adquiridos na plataforma de viagem não foram confirmados junto à companhia aérea.”
“A empresa informa que, ao tomar conhecimento da situação, iniciou uma força-tarefa para solucionar a questão, tendo a companhia entrado em contato com os clientes impactados via e-mail e SMS para minimizar quaisquer transtornos. A empresa aproveita para frisar que está trabalhando na emissão de novos vouchers e se compromete com a realocação de todos os viajantes.”
Hurb terá até esta segunda para provar que pode honrar pacotes
A Hurb terá até às 23h59 desta segunda-feira (8) para provar que poderá garantir os pacotes turísticos ainda à venda. O prazo foi aceito pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça, após pedido da empresa na última quinta-feira (4).
Caso não consiga comprovar que tem reservas financeiras suficientes para garantir os pacotes à venda, o Hurb pode ter a comercialização de viagens suspensa pela secretaria.
Segundo o portal “Extra”, de janeiro até o dia 18 de abril, foram feitas 7.737 queixas ao portal Consumidor.gov.br, de intermediação de conflitos de consumo do governo federal.
A maior parte das reclamações é por publicidade e venda enganosa, oferta não cumprida e serviço não fornecido. O número representa mais da metade das 12.764 reclamações registradas em todo o ano passado.
Em nota, o Hurb diz “não comentar processos e/ou ações em andamento. Entretanto, afirma que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.” E acrescenta que “sempre prezou pela escuta ativa e cuidado com os consumidores”.